Touradas
Para o proximo domingo, 31 de dezembro, annuncia-se a estréa da cuadrilla tauromachica, dirigida pelo cavalleiro José Bento de Araujo, artista de sobra conhecido e applaudido incondicionalmente, pelo nosso publico.
Na corrida de estréa apresentar-.se-á pela primeira vez ao nosso publico, o cavalleiro Morgado de Cóvas, artista ainda muito novo, mas com uma coragem excepcional para o toureio.
Para a mesma cuadrilla deve chegar a esta capital, em principios do mez de janeiro, a celebre espada Maria Salomé «La Reverte», cujo valor artistico tem feito o maior successo em toda Europa.
In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 24 de Dezembro de 1905
NOTA:
O artigo “¿María o Agustín? El torero travestido que engañó a España durante 20 años en las plazas más importantes”, publicado por Israel Viana no jornal ABC, conta a história de “LA REVERTE”.
Pode ser lido aqui:
https://www.abc.es/historia/abci-reverte-torero-travestido-engano-espana-durante-decadas-pero-hombre-o-mujer-201903040215_noticia.html
“SENÉS. ¿Hombre o mujer?”, publicado no Diario de Almeria por Antonio Sevillano, narra a história de “LA REVERTE”.
Pode ser consultado aqui:
https://www.diariodealmeria.es/almeria/SENES-Hombre-mujer_0_1615038724.html
O artigo “Mujeres Toreras - Noventa años de feminismo” de DULZURAS, publicado na edição de 15 de Julho de 1909 de LOS TOROS, também resume os percursos de algumas mulheres toureiras espanholas, incluindo o de María Salomé Rodríguez Tripiana “LA REVERTE”, que acabou, segundo aquela revista madrilena, por ter de refugiar-se em Portugal.
O texto da LOS TOROS (páginas 13 e 14) pode ser lido no sítio da Biblioteca Digital de Castilla y León aqui:
https://bibliotecadigital.jcyl.es/fr/catalogo_imagenes/grupo.cmd?path=10100916