23 DE SETEMBRO DE 1906 – RIO DE JANEIRO: (na imprensa brasileira) INÍCIO NOVA TEMPORADA


 

SPORT

Touradas

1ª CORRIDA DA ÉPOCA

Viva a empreza tauromachica! Viva Machaquito e Segurita! São as palavras que encontro para traduzir o meu enthusiasmo, ao ter que fazer a resenha da inauguração da presente época tauromachica.

(Um parenthesis)... A tarde esteve nublada; nuvens côr de chumbo cobriam completamente a abobada azulada; os aficionados da arriscada arte de Castillares observavam o firmamento com o mesmo cuidado com que Flammarion o observa quando se apresenta en puerta alguma ?????? (NOTA: Texto ilegíveldos que lucen rabo.

Bravo. (na sua maioria) bien criado e com voluntad esteve o ganado portuguez, que se las trae na lide, onde mostram todos os ratimagos dos toreros con coleta canosa e os obriga a que se ?????? los piés entrando em sorte, como ?????? (NOTA: Texto ilegívelo touro que Noé enchiqueró na sua Arca.

De todos, no entanto, sobresahia o terceiro, nobre e voluntario.

Biblioteca nacional do Brasil

Os dous diestros que hontem alternaram estiveram muito bem, sobresahindo por ?????? (NOTA: Texto ilegível)

O maestro recebeu muitas palmas; e eu, em recompensa do seu trabalho lucido, dei-lhe uma papeleta de empeño.

Machaquito é um toureiro elegante, tem catedra sobre lo que se pesca, e estamos certos de que entre os cariocas deixará eterna recordação.

Na sahida da gaiola collocou um par de á cuarta (em seu primeiro touro) com toda a injudia, gracia, merito e etc... que requer a arte.

Depois dos intentos com superior preparacion, e em seguida meio par acceitavel e um par de frente, alegrando, e que lhe valeu uma ovação.

Na suerte de matar (não matando) conduziu-se como o proprio Frascuelo; deu um pase ??????  de rodillas, recojiendo o touro para dar-lhe um outro passe de pecho superior.

Depois brincou com a muleta como brincam os mestres, demonstrando muita calma e arte.

O seu trabalho foi terminado como manda Deus, debaixo de viva e calorosa manifestação.

Simões Serra cumpriu o seu dever com elegancia e maestria, deixando no morrillo do touro que lhe coube quatro ferros largos bem postos e tres curtos, sendo um delles a primor.

José Bento (de Araújo) portou-se como um artista que é, sempre valente, audaz e até temerario (ordenando aos de apié que o deixassem só no ruedo).

Collocou quatro ferros largos e bons e tres curtos entre os quaes, um superior.

Entre os muchachos sobresahiram Lolo, toureiro nobato porém com hechuras de algo. Este bandarillero prematuro, em seu segundo par, llegó á la cabeza do touro, e paró á sua frente como o proprio Guerra, collocando-lhe os railetes sahindo rempujado.

Alexandre Vieira esteve bem como sempre e cumpriu o seu dever a contento geral.

Santos e Pinheiro com desgracia.

Dos pegadores, Augusto de Marianna fez uma péga de frente boa e Russo uma outra tambem de frente superior.

O intelligente Sr. Arthur Lemos esteve muito accertado.

RESUMO — Tarde nublada, fria e triste.

O ganado acceitavel sobresahundo, no entanto, o 3º touro do programma, que foi superior.

Dos maestros Machaquito sobresahiu com a muleta.

Dos cavalleiros, José Bento (de Araújo) pela sua coragem.

A concurrencia frouxissima.

Com touros como os que nos apresentaram e toureiros como Machaquito e Segurita póde se felicitar á empreza e aos bons aficionados.

P.I.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 24 de Setembro de 1906