LISBOA - BREVE HISTÓRIA DA PRAÇA DE SANT'ANNA



"Ao longo dos séculos que em Portugal a Tauromaquia ocupou um lugar de relevo na nossa expressão cultural, chegando os reis D. Miguel ou D. Carlos a dar o exemplo no amor à Festa dos Toiros.

Em todo o país se foram construindo praças de toiros, especialmente em Lisboa e desde meados do séc. XVI, tendo sido a primeira mandada edificar pelo rei D. Sebastião em Xabregas.

Em 1741 e 1760, respectivamente nos reinados de D. João V e D. José I, tiveram lugar no Campo Pequeno algumas touradas, conforme consta em documentos dessas épocas. Ficaram célebres dois tauródromos situados no Campo de Sant'Ana.

Lisboa: Campo de Sant'Anna e praça de touros em baixo à esquerda - Arquivo Municipal de Lisboa

O primeiro autorizado pelo decreto régio de 29 de Julho de 1830, que foi inaugurado a 3 de Julho de 1831 pelo rei D. Miguel e na presença da Infanta D. Maria da Assunção. Mais tarde foi edificado outro recinto no mesmo local, tendo aí havido corridas de toiros durante cinquenta e seis anos.

Ficaram célebres a corrida realizada por ocasião do casamento do rei D. Luís e a que teve lugar quando D. Afonso XII de Espanha visitou Lisboa.

O último espectáculo taurino (na praça do Campo de Sant'Anna) sucedeu a 6 de Dezembro de 1887, com actuações dos cavaleiros Casimiro Monteiro, Alfredo Tinoco, José Bento de Araújo e D. Luís do Rêgo, tendo a praça sido demolida em Janeiro de 1889 por já não reunir as condições de segurança necessárias."

 Praça do Campo de Sant'Anna - Arquivo Municipal de Lisboa

In A Praça de Toiros do Campo Pequeno, p. 20 - A. Manuel Morais

NOTA: Texto retirado da Agenda Cultural da CML - Agosto de 1993 - Contributo de Alexandre Ramos, descendente de José Bento de Araújo.