10 DE AGOSTO DE 1889 - PARIS: A PRIMEIRA TOURADA NA PRAÇA DE TOUROS DO BOIS DE BOULOGNE



A primeira tourada da "Gran Plaza de Toros" do Bois de Boulogne ocorre no sábado 10 de Agosto de 1889.


No domingo 28 de Agosto de 1890, os forcados africanos substituem os das Landes.

Na quinta-feira 9 de Outubro é realizada a primeira corrida nocturna.

No sábado 11 e no domingo 12 de Outubro, depois da tourada, é apresentado às 20:30 nas arenas, um concerto. A orquestra, composta por 160 músicos, toca obras de Berlioz, Gounot, Saint-Saens, Auber, Salvayre, etc.

A época de 1891 começa no domingo 24 de Maio e termina no domingo 8 de Novembro.

No domingo 5 de Julho é apresentada uma personagem inédita. Eis o relato do jornal diário parisiense Le Figaro (na secção "Correio dos Teatros"): "Para além das atracções habituais, que proporcionavam a presença de Valentin Martin, Le Mateito, os toureiros das Landes e os 'picadors', muito aplaudidos, é necessário mencionar o 'great event' da jornada com o aparecimento de Mademoiselle Gentis, a escudeira de alta escola, que acaba de realizar uma autêntica proeza. Foi a primeira a actuar, e combateu o touro com uma tal ousadia, que foi longamente aplaudida e coberta de flores. O habilidoso cavaleiro Bento de Araújo partilhou o triunfo da charmosa escudeira."

A época de 1892 só começa no domingo 26 de Junho.

Todas as quintas-feiras e domingos, 10.000 a 15.000 pessoas deslocam-se às "arenas" de Paris para aplaudir Angél Pastor, Le Pouly, Le Mateito, Francisco Granja, Juan Ripoll, Marius Monnier e os cavaleiros "en place" (José) Bento de Araújo e Mademoiselle Maria Gentis.

Na terça-feira 4 de Outubro de 1892 o jornal Le Figaro escreve: "Apesar do mau tempo, havia muita gente nas arenas da Rua Pergolèse. A 28ª corrida de touros foi marcada pela alternativa de P. Frascuelo. Foi das mais movimentadas e das mais brilhantes. Os touros eram vigorosos e derrubaram por mais de uma vez os picadores. José Bento de Araújo e a charmosa 'caballera' Maria Gentis permanecem excepcionais. Esta última deve lutar não só contra o touro, mas também contra o seu cavalo, que continua a ser rebelde. Ela plantou duas javelinas magistrais. Frascuelo, cuja chegada era impacientemente aguardada pelos aficcionados parisienses, não os desiludiu. Demonstrou um talento e uma coragem extraordinários. A quadrilha provençal de Marius Monnier, de Marselha, apresentava a sua despedida ao público parisiense. Deixou-lhe a melhor impressão e foi alvo de uma verdadeira ovação. Na próxima quinta-feira é a 29ª corrida com Frascuelo. Início dos forcados africanos, cujo trabalho algo fantasista agradou imenso, no ano passado, aos frequentadores da 'Plaza'."

As actividades da "Gran Plaza" de Touros deixam de ser publicitadas a partir de terça-feira, 18 de Outubro de 1892.


Não é realizada em Paris uma única tourada na época de 1893.

No dia 12 de Janeiro de 1893, a Sociedade Anónima da Gran Plaza de Touros do Bois de Boulogne, com o capital de 5.000.000 francos, declara falência.

As peças expostas no Museu Tauromáquico são vendidas em leilões. Em Setembro, as arenas e dependências são vendidas por um preço ridículo e são demolidas.

Em 1899, a tentativa de organizar touradas revela-se um fracasso.

Em 1925 são efectuadas algumas corridas nas arenas de Paris.

Em Setembro de 1942 são realizadas mais algumas no (tristemente célebre) Vel' d'Hiv (Vélodrome d'Hiver), na capital francesa.

Fonte: Hubert Demory