7 DE JUNHO DE 1903 - SETÚBAL: O DIA DE "TROMBA LINDA"



TAUROMACHIA 

Campo Pequeno — Foi interessante e animada a corrida que hontem se realisou na praça do Campo Pequeno, não faltando ovações, algumas d’ellas, na verdade, bem pouco merecidas.

O clou da tourada consistia principalmente no certamen de gado bravo, embora o cartaz reunisse outros elementos valiosos.
.
Tratava-se de ver quem era o lavrador que apresentava o touro mais bravo, visto que já se sabia qual tinha sido o feliz que possuia o mais lindo bruto que tem nascido nas Lezirias.

O publico esperou com impaciencia a entrada na arena do animal premiado.

Era elle um animal negro retinto, chamado “Carapuço”, mas que fica alcunhado de “Tromba Linda”, para todos os dias da sua triste vida.

Respeitamos muito a opinião do jury que concedeu o premio ao referido touro, por signal, manso como burro, que é das manadas do sr. Faustino da Gama; mas, francamente, o nosso voto seria para o segundo touro, de Emilio Infante, porque era um animal com uns pés muito bem feitos, bastante risonho e com uns olhos encantandores.

E n’isto de gostos não ha discussões.

Os dois touros bravos que appareceram foram o setimo, do marquez de Castello Melhor, e o oitavo, de Emilio Infante.

O que pregou mais sustos, pondo em fuga soldados da guarda municipal, policias, creados de servir e toda a gente, que estava na trincheira, foi o sexto, de Correia Branco, que saltou umas poucas de vezes as taboas, sempre com vontade de fazer mal.

Este é que, a nosso ver, merecia o premio.

De resto, o certamen não foi grande cousa.

O touro 5º, de Gama, cumpriu e era nobre, e o 3º, de Castello Melhor, tambem cumpriu no primeiro tercio, e nada mais.

Os cavalleiros José Bento (de Araújo), Fernando de Oliveira, Manuel Casimiro e Alves prenderam poucos ferros, sendo todos chamados e muito applaudidos.

Alves foi quem melhor figura fez na parte que diz respeito á equitação e a governo do corcel.

O mestre Faico bailou uns passes de muleta, não indo, comtudo, a compasso da musica. O que foi pena.

No ultimo executou um bom cambio.

Montes esteve bem com a muleta, especialmente no 6º, em que a faina foi muito laboriosa e luzida.

Os bandarilheiros estiveram diligentes, mas os touros muito apurados no primeiro tercio da lide, e na maioria mansos, chegavam sem faculdades ao segundo tercio.
.
O José Russo pegou valentemente o 3º do curro.

O bandarilheiro Limeño, que, segundo parece, está praticando para moço de forcado, fez tambem uma rija péga de cara, e tão atrapalhado ficou com os derrotes do brutinho, que perdeu o seu habitual sangue frio. Pobre homem!

Estranhámos que a musica não fizesse ouvir os seus melodiosos sons n’um lance de tanto effeito, quando é tão prodiga em nos matar o bicho do ouvido depois dos mais terriveis bornaes.
.
A praça estava cheia.

Assistiu a parte da corrida a rainha senhora D. Amelia.

Zé Jaleco

In O SECULO – 8 de Junho de 1903