15 DE ABRIL DE 1894 - LISBOA: UMA CORRIDA NA PRAÇA DO CAMPO PEQUENO

Biblioteca nacional de Portugal

PRAÇA DO CAMPO PEQUENO

Terceira corrida, realisada em 15 de abril de 1894

TOUROS
Emilio Infante

ESPADA
V. Martín e Joseito

Não satisfez a corrida de domingo. O gado saiu muitissimo desegual, accusando mau sangue, e sendo na maior parte bastante conhecedor do terreno, pelo que não poderam sobresair os artistas.

Feitos os cumprimentos do estylo, os artistas tomaram os respectivos logares.

José Bento (de Araújo), de grenate e ouro, esperou bem o 1.º, Estrangeiro, preto, gaiolo, mimoseando-o com um bom ferro á gaiola, tres á tira, um á meia volta, e um par de bandarilhas. Foi muito applaudido.


O 2.º, Brilhante, bem armado, listão, recebeu de Calabaça, que vestia de encarnado e prata, dois pares e meio a cuarteo e de Raphael, de azul e ouro, tres pares tambem a cuarteo. Valentia, de lilaz e ouro, deu-lhe onze veronicas e um pharol, depois do que foi o bicho pegado por Julio da Rafôa.

O 3.º, Estorninho, negro, cornicurto. Minuto, de verde e ouro, ferrou-lhe tres pares cuarteando e Cadete, de azul e ouro, dois pares e meio muito bons. Valentim passou-o de capote regularmente.

Raphael e Theodoro, que vestia de vermelho e negro, apontaram tres pares e meio no 4.º touro, que dava por Marrafo listão. Joseito, de verde e ouro, deu-lhe alguns passes de capote, sendo depois o bicho pegado pelo forcado Fressura.

O 5.º, Espingardo, era listão. Fernando de Oliveira, de granada e prata, apontou um ferro á tira, tres á meia volta, um á garupa, e um par curto.

A seguir saiu o 6.º, Verdugo, listão, bem armado. Valentin metteu-lhe par e meio a cuarteo; ao saltar a trincheira maguou-se n'um pulso, sendo substituido por Joseito, que empregou par e meio. Valentin trasteou de muleta, não passando de inferior o seu trabalho.

Depois saiu o 7.º, Picanço, que recebeu de José Bento (de Araújo) um á gaiola, dois á meia volta, um á estribeira rematado á garupa e dois pares de bandarilhas. O cavalleiro foi chamado, recebendo muitos apllausos.


O 8.º, Alfayate, preto, listão, bem armado; recebeu de Theodoro um par á gaiola e mais meio, e de Cadete dois pares. Foi passado por Valentin.

Joseito enfeitou com meio par a cuarteo e um a quiebro o 9.º, Escudeiro, caldeiro. Com a muleta deu uns passes regulares e simulou um mau volapié.

10.º, Garrido, negro, listão. Fernando apontou dois ferros á tira, um á garupa, um á estribeira e dois curtos.

Coube a Minuto e Calabaça o 11.º, Estandarte, cornilargo, preto, listão. Minuto teve tres bons pares a cuarteo e Calabaça dois pares. Valentin deu-lhe varios passes simulando um bom volapié.

O ultimo, Palmeiro, recebeu de Theodoro dois pares e emio, ficando o meio par muito descido e de Cadete tres pares bons.

Theodoro passou-o de capote dadon-lhe sete veronicas e uma navarra.

RESUMO

OS TOUROS. - O sr. Emilio Infante não se esmerou d'esta vez em apresentar um curro bom na primeira praça do paiz. Sómente o primeiro, o terceiro e o setimo sairam bons; os restantes nada deram, pois fugiam ao castigo como o diabo da cruz. Foi pena os touros não prestarem porque o grupo de artistas era bom; não poude porém brilhar devido ao pouco escrupulo que o lavrador teve ao escolher o curro para a corrida do dia 15.

O ESPADA. - Valentín Martín esteve muito infeliz. Com as bandarilhas só teve um par bom, não podendo continuar a bandarilhar por se ter maguado ao transpor as tabuas. Com a muleta e capote andou regularmente. Na estocada que simulou, bem. No resto da lide pouco trabalhador.

O SOBRESALIENTE. - A par do espada.

OS CAVALLEIROS. - José Bento (de Araújo) esteve muito feliz. Os touros que lhe largaram eram bons, dando por isso occasião a que elle brilhasse, executando um trabalho magnifico. Fernando de Oliveira bastante infeliz, pois os touros que lhe couberam sairam uns matutos de marca.

OS BANDARILHEIROS. - Todos se exforçaram por agradar. Calabaça teve um bom par. Minuto teve tambem tres bons. Raphael alguma coisa infeliz no quarto, no segundo bem. Theodoro e Cadete bandarilharam a preceito os touros que lhes coube. Continuem assim que hão de chegar a ser uns bons artistas.

OS FORCADOS. - Apenas houve duas pégas boas, uma do Rafôa, e outra do Fressura.

A DIRECÇÃO. - Boa.

O PUBLICO. - Desanimado.

A CASA. - Fraca.

In A TOURADA, Lisboa - 22 de Abril de 1894