6 DE SETEMBRO DE 1896 – RIO DE JANEIRO: FESTA ARTÍSTICA DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO


 

SPORT

Na praça de touros realisa-se hoje a grande festa artistica do cavalleiro José Bento de Araujo. Serão corridos bravissimos touros portuguezes. A funcção promette ser magnifica.

In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro – 6 de Setembro de 1896


SPORT

JOSÉ BENTO DE ARAUJO

O tempo não permittiu que a corrida de touros em beneficio do perito e audaz cavalheiro José Bento (de Araújo) tivesse o brilhantismo que era de esperar e elle merecia.

Houve durante o dia duvidas sobre se haveria a corrida e como ameaçava chover, muitas pessoas que tinham bilhete deixaram de comparecer. Entretanto, a corrida foi regular. Para o 1.º touro appareceu na arena o Tinoco. Falhou a gaiola, veiu depois metter algumas farpas e ferros curtos. Este touro foi bem passado á capa por Coulon.

O 2.º touro foi para os bandarilheiros que com difficuldade lhe metteram alguns ferros, tant bien que mal. Caralinda batteu-lhe as palmas e fez uma boa pega.


O 6.º touro foi picado a ferros curtos por José Bento (de Araújo) que o aproveitou habilmente.

Houve um intervallo que foi preenchido por uma estrepitosa ovação ao beneficiado, que recebeu um grande numero de mimos.

A banda de musica do 22º offereceu-lhe uma musica de grande effeito, composta pelo Sr. Aureliano Cardoso.

O 4º e 5º touros deram pouco, mas o 6º sahiu bom, e deu ensejo a que José Bento (de Araújo) fechasse a corrida com verdaddeira chave de ouro, aproveitando-o o mais que poude com pericia e audacia.

In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro – 7 de Setembro de 1896