SPORT
ALFREDO TINOCO
O sympathico e festejado cavalleiro Tinoco, teve hontem o prazer de ver a sua festa artistica brilhantemente concorrida. A praça do Boulevard estava ornamentada interiormente com festões de folhagens, bandeiras, galhardetes, etc.
Á hora marcada, ao som do hymno nacional appareceram na arena Tinoco e José Bento (de Araújo), cercados do cortejo de bandarilheiros, forcados e moços do curro.
Feitas as cortezias começou o combate. O primeiro touro foi destinado a José Bento (de Araújo), que aproveitou logo a sorte da gaiola. O bicho era ousado, e picado pelo primeiro ferro, continuou a investir seguidamente contra o cavallo enfeitando-o José Bento (de Araújo) galhardamente, até com ferros curtos, postos com grande pericia e excellente defeza do cavallo. Recolhido o cavalleiro, no meio de applausos, foi Coulon para a frente do touro, fazendo alguns passes com o capote e uma navarra muito limpa. O clarim deu o signal para a péga.
O Caralinda bateu as palmas ao touro, cahiu-lhe mal na cabeça e foi sacudido. O touro estava ainda bastante forte, mas o forcado Miguel cahiu-lhe entre os chifres com bom pulso, fazendo uma pèga real que enthusiasmou toda a Praça. Alguns espectadores até beijaram o valente forcado.
O 2º touro, nacional, foi enfeitado com alguns ferrros pelos bandarilheiros. Coulon passou-o com a Mulleta e simulou bem a sorte da morte. Foi tambem bem pegado á unha.
Tinoco apresentou-se para picar o 3º touro a ferros curtos. Falhou a sorte da gaiola; mas depois o intrepido cavalheiro conseguiu enfeitar o bicho sempre com ferros curtos, embora algumas postos precepitadamente. O touro era vivo e perseguia o cavallo, mesmo depois de ferido. Tinoco fez maravilhas de equitação, defendendo-se.
Durante o intervallo Tinoco foi chamado á arena e delirantemente applaudido, recebendo innumeros brindes dos seus amigos e admiradores. O emprezario Pereira tambem foi saudado.
O 4º touro levou algumas bandarilhas bem postas e passado a capote foi reccolhido.
O 5º era fugidio. Levou um ou outro ferro e uma vaia estrepitosa que parece não o haver encommodado muito.
O 6º touro já era nosso conhecido. Entretanto foi o melhor da corrida de hontem.
Logo á gaiola Tinoco o feriu com uma vistosa farpa posta a preceito. E depois outra, e mais outra, e muitas outras, até tres ou quatro ferros curtos, um dos quaes n’uma meia volta apertadissima, o que só por si bastaria para provar a pericia e a ousadia do bravo Tinoco, que foi ruidosamente festejado.
O touro ainda deu capa a uma excellente péga.
Uma bella tourada, a de hontem e parabens ao Tinoco.
In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro – 31 de Agosto de 1896