23 DE AGOSTO DE 1896 – RIO DE JANEIRO: “GRANDE E LUZIDA (QUINTA) CORRIDA (DA NOVA TEMPORADA CARIOCA)”


SPORT

TOURADA

Grande e luzida concurrencia hontem na Praça do Boulevard.

Feitas as cortezias do estylo por Tinoco e José Bento (de Araújo) e cdepois de toda a quadrilha tomar os seus postos, começou o combate.

Tinoco esperou o primeiro touro, que lhe negou a sorte de gaiola.

Citado o bicho novamente, Tinoco metteu-lhe uma farpa com preceito e o animal aaqueceu um pouco, investindo com ímpeto e raiva. Quasi sempre montado á trincheira, era ahi que Tinoco tinha de o solicitar, enfrentando-o até com ferros curtos postos com muita limpeza e com grande risco.

Uma ovação cobriu o ousado cavalleiro.

Os bandarilheiros não tiveram animal, pois o 2º touro (Laranjal), negava-se, era assustadiço e só com muitas difficuldades offereceu algumas sortes irregulaares. Foi passado á capa por Colon e, tendo de ser pegado, por duas vezes sacudiu os forcados da cabeça, apparecendo então desembolado, pelo que foi recolhido.


O 3º touro foi esperado na gaiola por José Bento (de Araújo). Não investiu com o cavallo; mas, citado, deu occasião a que José Bento (de Araújo) o enfeitasse com muitas farpas e ferros curtos, postos com grande ousadia e pericia.

Colon fez alguns passes com o capote e os homens de forcado foram-lhe para a cabeça. O touro estava ainda muito forte e por duas vezes sacudiu os forcados, que lhe cahiram entre os chifres.

O Caralinda então bateu-lhe as palmas e agarrou-o em regra, fazendo uma péga de cara, como ainda aqui não se viu, uma péga real, de homem de pulso e de coragem.

O publico acclamou-o delirantemente.

Passando o intervallo, appareceu o 4º bicho, que não deu paera cousa alguma, assim como outros dous que vieram para o substituir. Apenas os bandarilheiros collocaram n’esses touros, que pareciam carneiros pela covardia, alguns ferros, e muito irregularmente.

O ultimo touro sahiu bravissimo. Estavam na arena Tinoco e José Bento (de Araújo), que alternadamente enfeitaram o bicho, com as sortes mais arrriscadas, com farpas e ferros curtos. O touro, que era uma belleza como estampa, foi para o curro coberto de verros e os dous intrepidos cavalleiros receberam uma ovação delirante.

No proximo domingo a corrida é em beneficio do guapo Tinoco. Previnam-se a tempo se quizerem ter palanque para ver touros.

In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro – 24 de Agosto de 1896