SPORT
TOURADAS
Hontem a praça do Boulevard estava completamente cheia e a corrida passou-se animadissima e prenhe de episodios.
Para lidar o primeiro touro appareceu na arena o festejado cavalleiro Tinoco.
O animal era bravo e de bom sangue. Logo á sahida da gaiola, Tinoco feriu-o a prevete (???) com um ferro bem posto. E depois a sorte favoreceu-o e elle aproveitou-se galhardamente, solicitando o bruto e enfrentando-o com farpas e ferros curtos.
Recolheu-se o cavalleiro no meio de uma ovação.
Depois de alguns passes de capote por Colon, os forcados foram-lhe para a frente e por duas vezes foram derribaados com violencia.
Um d’elles foi em braços para dentro; mas não teve cousa cde maior cuidado.
O segundo touro foi lidado pelos bandarilheiros e
recebeu diversos pares de ferro. Um forcado cahiu-lhe bem na cabeça, segurando-se
com valentia.
O terceiro bicho foi destinado ao intrepido cavalleiro José Bento (de Araújo). Sahiu-se com bom arranco, mas negou a sorte da gaiola. Citado pelo cavalleiro, investiu e então José Bento (de Araújo) metteu-lhe seguidamente, com grande proveito, algumas farpas. O boi era bravissimo e de uma vez colheu um capinha, que só por milagrre deixou de apanhar alguma cornada perigosa. Um pouco resabiado, o touro d’ahi em diante vingou-se no cavallo; mas José Bento (de Araújo) tanto o citou, que afinal poz-lhe um bom par de ferros curtos.
O 4º touro foi bem enfrentado, ms com difficuldade, pelos bandarilheiros. Colon foi feliz com o capote e um dos forcados fez uma bella péga de cara.
O 5º não deu para nada e foi substituido por outro, tambem arisco, mas que afinal recebeu alguns pares de bandarilhas em sua maioria postos á má cara. Colon fez diversos passes de muleta e um forcado pegou-o bem, depois de outro haaver sido sacudido.
O 6º touro foi o verdadeiro successo da corrida. Bravissimo, ligeiro e vivo. Encontrou na arena os dous cavalleiros. Distrahido a principio pelas outras figuras da lide, não fez caso dos cavallos. Depois irrompeu para elles com grande impeto. Tinoco fincou-lhe um ferro com grande arte. E depois José Bento (de Araújo). E assim successivamente um e outro cavalleiro enfrentaram valentemente o bicho, um dos mais bravos que alli têm apparecido. Foi com a impressão magnifica deste touro que terminou a corrida.
Agora devemos chamar novamente a attenção da empreza para a direcção dos trabalhos da arena.
Em primeiro logar, nem todos os touros se prestam ás corridas, e portanto parece de bom conselho, para satisfazer o publico, aproveitar um pouco mais os touros que dão alguma cousa.
Hontem os forcados foram desfeiteados precisamente porque o touro não estava em condições de ser pegado. O publico, que em sua maior parte não conhece este divertimento, logo que vè um touro negar-se ás bandarilhas, começa a gritar — á unha, á unha, sem consciencia do que está pedindo. A direcção da praça é que tem a obrigação de saber quaes são os animaes em condições de serem pegados sem sacrificio certo para os forcados.
In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro – 17 de Agosto de 1896