29 DE MAIO DE 1898 - RIO DE JANEIRO: DUAS ESTREIAS ("FORÇADAS") E CAVALO DE JOSÉ BENTO DE ARAÚJO COLHIDO (na imprensa brasileira)

 


SPORT

TOUROS

Uma tourada com duas estréas: antes as não houvesse, que foi bem de sentir a perda de Tato e Puntaret, que nos promettiam o prazer de nos gabarmos mais tarde de tel-os consagrados para a tauromachia, como succedera ha muitos annos já com o seu compatriota Gayare, a quem applaudimos no inicio de uma carreira, que foi a mais brilhante do seu tempo. Esperançosos e desventurados rapazes!

As estréas não foram más, para estréas forçadas. Bernal, principalmente, aqueceu a tarde, que esteve fria, fria, que até parecia castigo.

Ao lado de Bernal, é de justiça assignalar o 3º, o 4º e o 6º bichos, que cumpriram galhardamente, dando, respectivamente, a Rodriguez. Bernal e José Bento (de Araújo) sortes boas e pancadas ainda... peiores.

A colhida do cavallo russo do José Bento (de Araújo), é certo que não podia ser por menos: o boi era pequeno, de muito pé e attento á deixa, como quem sabe o papel na ponta do chifre, mas receia que o queiram obrigar a um estenderete.

O sympathico Bernal, que acabara de fazer um figurão na fera que lhe coube, a sós, foi brutalmente atirado contra a trincheira pelo mesmo capoeira, que beijára o russo; e dizemos brutalmente, com o que é bem possivel que o bicho se não zangue, porque o caso nem foi leal nem foi merecido, que é o que mais doe. O artista andava cumprindo honradamente com as suas obrigações, fazendo um servição com o capote, evitando nova descahida do realejo, mas tudo isso sem fumaças nem valentias; e o grande ladrão do touro (lá escapou uma phrase carinhosa pelo endiabrado do bicho! mas a verdade é que se portou como.... um homem!) aguça em cima do pobre rapaz e bumba! contra as taboas, que, infelizmente, nem estão podres.

Agora o que succedeu ao tal latagão do Rodriguez, com o 5º touro, não serei eu que o lastime, mesmo porque, a julgar pela frescura com que continuou o trabalho, o estreante não se deu por achado, e, senão apanhou mais, não foi porque não fizesse por isso. Tantos passes de montera e saltos traz-cuernos e outras provas de pouco caso, só se podem explicar pela convicção de que pancada de chifre embolado não dóe; e Rodriguez deve estar considerando a esta hora que se enganára redondamente, porque chifre é sempre chifre, mesmo encoirado. Que lhe aproveite a lição.

Tendo havido tres touros bons; duas estréas regulares, com notavel superioridade de Bernal; José Bento (de Araújo), sempre cuidadoso e valente; e tres pégas satisfatorias: ninguém póde ter razão de queixa. Acresce que o intelligente foi Alfredo Tinoco, o que vale dizer que tudo andou na ordem e sem uma só reclamação do publico, que mais de uma vez applaudiu a habil direcção da corrida.

In A GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro - 31 de Maio de 1898