PARA OS FERIDOS DA GUERRA
A tourada de hoje no Campo pequeno
O festival d'esta noite deve revestir o maximo brihantismo
Realisa-se hoje, ás 21 horas e 30, na praça do Campo Pequeno, a grande tourada á antiga portugueza promovida pelo Seculo em favor da nossa subscrição para os feridos da guerra.
Como temos anunciado, na arena do Campo Pequeno entrarão os côches-berlindas que conduzem os cavaleiros e o espada Bienvenida, sendo esses côches tudo o que ha de mais rico e luxuoso. Os cocheiros e moços de estribeira levam rigorosas librés ; os arreios dos cavalos são lindissimos e as patas d'esses cavalos serão prateadas, o que certamente no conjunto produzirá um efeito magnifico.
Além d'isto, muitos figurantes entram n'esta grande e aparatosa festa, constando de reis d'armas a abrir o cortejo, arautos, passavantes, numerosos criados de libré, banda de charameleiros, com fatos fornecidos pelo acreditado guarda-roupa Cruz, da rua do Mundo, pagens, neto, andarilhos, carecas, papagaios, etc.
Os pagens serão os meninos Eduardo, filho do nosso colega de redacção Esculapio ; Luciano, filho do bandarilheiro Luciano Moreira ; Adriano Freitas e N. N., todos vestidos a rigor, com fatos completamente novos, fornecidos pelo costumier Castelo Branco, que tem sido de uma amabilidade extrema para com a comissão da tourada.
As carruagens que conduzem á praça os lidadores foram generosamente cedidas pela Companhia Nacional de Carruagens da rua de D. Pedro V, 107, e pela alquilaria do sr. Antonio Prudencio, rua da Junqueira, 220, duas das casas que melhores veículos de aluguer possue Lisboa. O carro-réclame foi gentilmente cedido pelo sr. Anastacio Fernandes, e as respectivas parelhas pelo sr. José Bento de Araujo.
O grupo de forcados é composto dos valentes pegadores Chico Marujo (cabo), Manuel Fressura, José Russo, Mocadas, Antonio da Taberna, Vicente (da calçada de Carriche), Joaquim da Jeronima e Antonio das Cebolas, que faraõ, ao uso antigo, a chamada «Casa da guarda».
O detalhe da lide é o seguinte :
1.º touro para José Bento (de Araújo) ;
2.º para Cadete e Manuel dos Santos ; 3.º para Tomaz da Rocha e Luciano Moreira
; 4.º para Morgado de Covas ; 5.º para Ribeiro Tomé e Daniel do Nascimento ;
6.º para Rufino Pedro da Costa : 7.º para Custodio Domingos e Leopoldo Alves ;
8.º para Paulo Massano e João Froes ; 9.º para Morgado (de) Covas : 10.º para
Manuel dos Santos e Luciano Moreira
In O SÉCULO, Lisboa - 8 de Outubro de 1914