15 DE AGOSTO DE 1894 - BARREIRO : UMA CORRIDA COM «BOIS DE CHARRUA»...

 


Biblioteca nacional de Portugal

BARREIRO

            Com 10 bois de charrua das manadas do sr. Sabino d'Almeida Fernandes, effectuou.se na praça d'esta villa a annunciada corrida com transporte gratis nos comboios e vapores que deu em resultado uma enchente á cunha.

            O cavalleiro José Bento (de Araújo) para conseguir metter alguns ferros nos 3 touros que lhe pertenceram, foi á custa de muito trabalho, obrigando á força a marrar os bois. Um d'elles era tão fino que o cavalleiro teve de pegar em ferros curtos, chegar-lhe o cavallo á cabeça, bater-lhe com os ferros e esperar depois a investida para lh'os metter. Por isto já se pode calcular de que raça elles eram. José Bento (de Araújo) foi applaudido, sendo digno dos maiores elogios pelo seu incansavel trabalho.

            Dos bandarilheiros cabe as honras da tarde a Torres Branco, que bandarilhou muito bem, fazendo marrar os touros, procurando por todas as formas, saindo até a sesgo que rematou muito bem. Bregando, incansavel, chegando mesmo a ser demasiado o trabalho. Os collegas encostavam-se á barreira, e elle lá andava sempre na arena. O publico applaudiu-o e com toda a justiça. O amador Salgado bandarilhou bem, sendo muito applaudido. Francisco Saldanha menos mal e os restantes artistas nada fizeram nem poderam.

            Joseito nada fez que agradasse.

            Dos forcados apenas fizeram pegas: Perdigão e Armando da Fonseca. O primeiro uma rija de costas e o segundo uma valente de cara, ficando como Adão no Paraizo, quando saiu da cabeça do touro. Os dois rapazes tambem executaram uma valente pega á volta. Não houve mais nenhuma pega porque não houve touros para isso. Os forcados unidos e disciplinados. Foram chamados e applaudidos Perdigão e Armando.

            Os touros  do sr. Sabino Fernandes, já se sabe, tudo manso. Foi engano. Aquelles bois eram para o matadouro. Houvem quem affiançasse, que o lavrador cedeu aquelle curro com grande instancia, pois tinha tenção de o correr no Campo Pequeno, caso alguem caisse em lh'os alugar. Parabens ao lavrador.

D. JOSÉ TENORIO.


In A TOURADA, Lisboa - 19 de Agosto de 1894