Chronica de Faro
FESTAS E TOUROS
Corre já a estas horas os dois hemispherios a noticia dos ruidosos festejos projectados para os dias 11, 12 e 13 do proximo mês de junho.
Deu volta ao mundo a fama das festas da cidade de Faro, ensaiadas com imprevisto exito no anno ultimo.
Como tentativa, não poderia esperar-se melhor resultado ; como demonstração de bom gosto e interesse pelos progressos da branca e linda capital do sul, não podia ser mais lisongeira a impressão quem em todos ficou.
Mas este anno é que as festas projectadas vão exceder toda a humana espectativa. Anda espalhado já por toda a parte o vasto e magnifico programma.
É a festa da
arvore com o deslumbrante cortejo e as populações escolrares ; é o tiro aos
pombos com todos os imprevistos accidentes desta especie de torneios ; é a
batalha das flores com as suas equipagens esplandentes de arte ; são as
illuminações geraes afogando a cidade num diluvio de côres ; são os fogos de
artificio arrebatando a nossa vista numa polychromia prodigiosa ; são as
regatas ; são as exposições ; é a kermesse. Musicas triumphaes encherão de
harmonias as nossas ruas e praças. As casas de espectaculo offerecerão aos
nossos numerosissimos hospedes os numeros mais apreciados dos seus repertorios.
Que sei eu?...
Depois haverá, por occasião das festas, nas tardes de 12 e 13, duas esplendidas touradas, com a inauguração da prça em conclusão, no Alto de Santo António, num dos sitios mais apraziveis da cidade.
Em cada uma
dessas tardes serão lidados oito bravissimos touros, apartados a capricho das
manadas do conhecido lavrador Joaquim Mendes Nuncio, de Alcacer.
Toureará nessas duas promettedoras tardes o arrojado cavalleiro português José Bento de Araujo, tão conhecido pelos seus triumphos nos principaes colyseus tauromachicos do país e do estrangeiro.
Em ambas as corridas tomarão parte o afamado diestro hespanhol D. Antonio Trujillo (El Malagueño) e os laureados bandarilheiros Manoel e Alfredo dos Santos, Alexandre Vieira, João d'Oliveira e Luciano Moreira. Um valente grupo de forcados, d'Almada, exhibirá a sua nunca desmentida coragem.
Da direcção e intelligencia das duas corridas está encarregado o distincto afficionado portuense, sr. Emygdio Augusto Campos.
Uma das melhoras bandas da provincia abrilhantará as corridas.
O que serão estes sensacionaes espectaculos dizem-nos o enthusiasmo e a impaciencia com que estão sendo aguardados pelos povos desta cidade e concelho e os instantes pedidos de bilhetes que cada dia estão affluindo de todos os pontos da provincia e da visinha Hespanha.
Para a maior parte dos algarvios as touradas são uma novidade. Pois as que vão realisar-se em 12 e 13 de junho, nesta cidade, são de molde a satisfazer ainda os mais exigentes.
A los toros, portanto.
Raul Dourado
In GUADIANA, Vila Real de Santo António - 27 de Maio de 1909