Festas de Faro
Decorreram com brilho inferior ao do ultimos annos as chamadas festas da cidade, que nos dias 11, 12 e 13 de junho se realisaram na capital da provincia.
Pode bem dizer-se que salvaram a situação as duas magnificas touradas que se effectuaram na praça recentemente construida no alto de Santo Antonio.
Era imponente o aspecto da praça em cujas amplas bancadas se apinhavam alguns milhares de espectadores, avidos de um espectaculo que para a grande maioria era de completa novidade.
O gado saiu bom, merecendo geraes elogios o lavrador sr. Nuncio.
O arrojado cavalleiro tauromachico, sr. José Bento d'Araujo bem como os lidadores bandarilheiros foram largamente applaudidos, muito embora nem todos fossem sempre felizes.
Algumas pégas boas, distinguindo-se o popular Fressura, que é um valente. O grupo de moços de forcado foi bem acolhido pelo publico.
É opinião geral que as lides tauromachicas pegam nesta provincia. Não deixa duvidas a ninguem o enthusiasmo com que decorreram as duas primeiras touradas no Algarve.
São dignos do maior louvor os arrojados emprezarios que, luctando contra todos os preconceitos e desanimos, levaram por diante o seu intento, dotando a capital algarvia de uma obra que muito ha-de contribuir para a sua animação.
A direcção da empreza que é constituida pelos srs. dr. Virgilio Inglez, João Tavares Archanjo e Francisco José Pinto Junior, resolveu agora introduzir alguns melhoramentos na praça, que aliás se acha construida nas melhores condições sob a intelligente direcção e risco do sr. Joaquim José Raphael Pinto, que mais uma vez affirmou a sua provada competencia.
Seriamos injustos se não lembrassemos aqui com o louvor que merece o distincto afficionado portuense, sr. Emygdio de Campos, que obsequiosamente dirigiu, a contento unanime, as duas corridas.
Entre os restantes numeros das festas de Faro, merecem especial menção os exercicios de bombeiros e de sport, no campo de S. Francisco e as regatas.
Do mais não
ha registo especial a fazer.
In GUADIANA, Vila Real de Santo António - 8 de Julho de 1909