11 DE JUNHO DE 1909 - FARO : O CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO NAS PRIMEIRAS CORRIDAS DE TOUROS CELEBRADAS NO ALGARVE

 
Biblioteca nacional de Portugal

Festas de Faro

            Decorreram com brilho inferior ao do ultimos annos as chamadas festas da cidade, que nos dias 11, 12 e 13 de junho se realisaram na capital da provincia.

            Pode bem dizer-se que salvaram a situação as duas magnificas touradas que se effectuaram na praça recentemente construida no alto de Santo Antonio.

            Era imponente o aspecto da praça em cujas amplas bancadas se apinhavam alguns milhares de espectadores, avidos de um espectaculo que para a grande maioria era de completa novidade.

            O gado saiu bom, merecendo geraes elogios o lavrador sr. Nuncio.

            O arrojado cavalleiro tauromachico, sr. José Bento d'Araujo bem como os lidadores bandarilheiros foram largamente applaudidos, muito embora nem todos fossem sempre felizes.

            Algumas pégas boas, distinguindo-se o popular Fressura, que é um valente. O grupo de moços de forcado foi bem acolhido pelo publico.

            É opinião geral que as lides tauromachicas pegam nesta provincia. Não deixa duvidas a ninguem o enthusiasmo com que decorreram as duas primeiras touradas no Algarve.

            São dignos do maior louvor os arrojados emprezarios que, luctando contra todos os preconceitos e desanimos, levaram por diante o seu intento, dotando a capital algarvia de uma obra que muito ha-de contribuir para a sua animação.

            A direcção da empreza que é constituida pelos srs. dr. Virgilio Inglez, João Tavares Archanjo e Francisco José Pinto Junior, resolveu agora introduzir alguns melhoramentos na praça, que aliás se acha construida nas melhores condições sob a intelligente direcção e risco do sr. Joaquim José Raphael Pinto, que mais uma vez affirmou a sua provada competencia.

            Seriamos injustos se não lembrassemos aqui com o louvor que merece o distincto afficionado portuense, sr. Emygdio de Campos, que obsequiosamente dirigiu, a contento unanime, as duas corridas.

            Entre os restantes numeros das festas de Faro, merecem especial menção os exercicios de bombeiros e de sport, no campo de S. Francisco e as regatas.

            Do mais não ha registo especial a fazer.

In GUADIANA, Vila Real de Santo António - 8 de Julho de 1909