3 DE OUTUBRO DE 1897 - RIO DE JANEIRO: TOURADA DIVERTIDA APESAR DOS TOUROS MAUS (na imprensa brasileira)

 


Tauromachia

Dissemos hontem ser infallivel a enchente na praça de touros, e effectivamente houve um casão.

Todos os elementos necessarios para proporcionar ao publico um dia divertidissimo, um dia verdadeiramente cheio, reuniram-se tão harmonicamente, alliaram-se com tal felicidade, que merecem cumprimentos aos beneficiados.

A praça achava-se elegantemente ornada não só com folhagens, bandeiras, escudos, etc., como tambem por muitas, mas mesmo muitas, senhoritas da nossa melhor sociedade, as quaes deram cunho mais alegre á festa.

A corrida póde-se dizer que foi agradabilissima, máo grado não ter prestado absolutamente o 3º touro e não ser dos melhores o 2º.

Ás 4 horas a anciedade começava a manifestar-se, quando ao signal competente e depois das cerimonias da praxe apresentou-se na arena o 1º touro, o qual devia ser farpeado pelo arrojado Alfredo Tinoco. O animal portou-se bem; era uma verdadeira féra. Tinoco, com  a pericia de que é dotado, applicou-lhe seis farpas, que lhe valeram muitos applausos.

O 2º touro, como dissemos acima, não foi dos melhores. Comtudo Calabaça conseguiu applicar-lhe dois pares de ferros e os srs. Pontes e Cruz um par cada um.

Não prestou absolutamente o 3º touro. Tinha medo, muito medo, dos bandarilheiros.

El Chispa e Morenito conseguiram, a muito custo, applicar-lhe o 1º dois pares de ferros e o 2º tres ferros unicamente.

Depois deste touro entraram na arena Pai Paulino, Pai Antonio, Zé Cabeça e mais alguns artistas, cujos nomes não nos vem á mente; todos estavam bem caracterisados.

O primeiro imitou o popular actor Brandão e os demais esforçaram-se por imitar os artistas mais salientes do nosso theatro. Depois de darem ás gambias, farpearam todos o 4º touro, fazendo prodigios de coragem.  Dado o signal para pegar, Pai Paulino atirou-se duas vezes ao touro, nada conseguindo; Pai Antonio, porém, foi mais feliz e fez uma pega admiravel, incendiando todos, com a coragem que patentearam, o enthusiasmo do publico. O touro foi bom.

Entrou em seguida na arena o 5º touro para ser bandarilhado por El Gordito, o qual conseguiu applicar-lhe cinco pares de ferros. O touro foi bom; não se prestou, porém, á sorte da muleta.

El Gordito foi muito applaudido; José Bento (de Araújo), farpeando o 6º touro, portou-se muito bem, conseguindo applicar-lhe cinco farpas e um ferro curto. Muito applaudido.

Pai Paulino conseguiu algumas farpas no 7º touro, que foi regular.

Muito justas e merecidas demonstrações de sympathia recebeu elle do publico, que tanto o admira e a que elle tanto diverte.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 4 de Outubro de 1897