Biblioteca nacional do Brasil |
Tauromachia
Em homenagem á esquadra argentina, que em nosso porto se acha, foi a tourada de hontem.
Depois da chegada dos officiaes argentinos, que foram recebidos ao som do hymno argentino e estando repletos de senhoras e cavalheiros todos os logares da vasta praça, que se achava bem ornamentada, foi dado o signal para o começo do divertimento que, como de costume, principiou pelas cortezias, sendo em seguida lidados com galhardia tres touros portuguezes e tres brazileiros, que proporcionaram ensejo aos cavalleiros Alfredo Tinoco e José Bento de Araujo de mostrarem mais uma vez o quanto valem como cavalleiros e como toureiros arrojados que são.
O espada Alberto Rojas e os bandarilheiros Carlos Gonçalves, Luiz Homem, Carlos Silva e Manoel Brabo estiveram na altura da situação, trabalhando a contento geral e com muita pericia os bravos touros que lhes estavam destinados, valendo-lhes isso francos e calorosos applausos.
O grupo de forcados foi por diversas vezes enxovalhado, só se salvando o Cara Linda, que foi como sempre o heróe do dia, no que respeita ás pegas.
O 4º touro, na occasião em que era bandarilhado, caiu morto na arena por lhe haver peneirado funda, em sitio mortal, uma farpa.
O divertimento correu na melhor ordem.
In O PAIZ, Rio de Janeiro - 14 de Setembro de 1896