Hemeroteca Municipal de Lisboa |
BIENVENIDA E MACHAQUITO NO CAMPO PEQUENO
A tourada em que tomaram parte Machaquito e Bienvenida chamou uma enorme concorrencia ao Campo Pequeno em vista da fama dos toureiros muito admirados pelos afeiçoados tauromachicos portuguezes. Machaquito é um artista de reputação bem merecida, querido pelo seu trabalho sempre surprehendente, e mais uma vez n'essa corrida mostrou com a maior serenidade os seus avultados recursos.
No meio de verdadeiro enthusiasmo, tanto elle como Bienvenida trabalharam com arte e denodo nas sortes de bandarilhas, em que não podiam ter sido mais correctos, e nas faenas de muleta mostraram-se bem á altura do seu valor.
Machaquito, d'uma simplicidade estranha que não lhe encobre o arrojo, sereno deante do touro, arrancou applausos; Bienvenida, d'uma grande elegancia e aprumo, compartilhou d'essas manifestações inteiramente justas.
A primeira farpa de José Bento de Araújo |
José Bento (de Araújo) e Manuel Casimiro, defrontando-se com animaes avessos ao toureio, foram d'uma persistencia notavel, rematando as sortes com a sua habitual mestria. Cadete e Blanquet, que é um grande peão de brega, trabalharam com verdadeiro luzimento. Manuel dos Santos sobresaiu na lide, supplantando o hespanhol Limeño com aquella valentia que o caracterisa. João d'Oliveira foi colhido em virtude da demora que teve no centro da sorte e Ribeiro Thomé fez um excellente quarteio.
Um dos forcados foi levado em braços para a enfermaria, por ter recebido uma forte bolada ao peito na occasião em que tentava fazer uma péga. Tambem o forcado José Russo se viu a perros com o mesmo animal, que lhe deu frequantes derrotes. Os touros, que pertenciam ao sr. Antonio Luiz Lopes, tinham o ferro de varias ganaderias e saltaram algumas vezes á trincheira falsa, não sendo todavia dos melhores para a lide, mas devido á boa vontade dos artistas a corrida não deixou de interessar os espectadores.