17 DE MAIO DE 1914 - ALGÉS: UMA CORRIDA DO CAVALEIRO FRANCISCO BENTO DE DE ARAÚJO, FILHO DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO



A TOURADA EM ALGÉS



A tourada que se realisou em Algés teve uma grande concorrencia de amadores d'esse genero de espetaculos nos quaes a risada brota franca diante das peripecias da corrida. Apersar de tudo, Algés tem sido a praça onde grande numero de vocações se teem revelado. Começa o amador por se habituar e acaba n'uma alternativa no Campo Pequeno com grande aprazimento do publico que o tem aplaudido nos seus trabalhos anteriores.

Francisco Bento de Araújo, filho do cavaleiro José Bento de Araújo

O emprezario Segurado, que durante anos teve aquela praça, póde dizer-se ter instituido ali uma verdadeira escola de toureio á qual o bandarilheiro Luciano Moreira deu as suas luzes. Ja hoje ha artistas que em Algés começaram como Alexandre Vieira, Custodio Domingos e outros, cujos nomes são considerados nos meios tauromaquicos, assim como os d'alguns cavaleiros que se ali se revelaram.


Na tourada do ultimo domingo, em que o Antonio preto com o seu grupo fez as engraçadas peloticas do costume, distinguiram-se ainda assim alguns dos rapazes que tomaram parte na corrida e que o distinto bandarilheiro Luciano Moreira coadjuvou. Entre eles destacaram-se Eduardo Cebola com um salto de vara e João dos Santos, andando Antonio Marques regularmente. Os cavaleiros foram Francisco Bento d'Araujo e José Casimiro Gomes, do Cacem, tendo sido lidados dez touros e vacas pertença d'um conhecido lavrador.

Tambem o cabo dos forcados José Valerio fez uma bela péga sendo muito ovacionado.

Francisco Bento de Araújo, filho do cavaleiro José Bento de Araújo

In ILUSTRAÇÃO PORTUGUEZA, Lisboa - 18 de Maio de 1914