17 DE JUNHO DE 1894 - LISBOA: MAIS UM RETRATO DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO



Biblioteca nacional de Portugal

JOSÉ BENTO DE ARAUJO

Uma tarefa difficil é ter que fallar de José Bento d'Araujo assim, á pressa, sem o tempo necessario para colligir os apontamentos indispensaveis para fazer o que se chama uma biographia completa. E comprehende-se isto perfeitamente desde que se saiba que foi á ultima hora que na redacção d'este jornal se recebeu a noticia de que se ia requisitar para Hespanha o retrato do espada que hoje se apresenta na praça do Campo Pequeno, faltando portanto o tempo material para a execução da gravura, motivo porque os leitores teem hoje o retrato de José Bento (de Araújo) e não o de Quinito.

José Bento (de Araújo) tem 42 annos, pois nasceu em 1852; em que mez não sei.

Apresentou-se pela primeira vez em uma vaccada na praça da Junqueira em 1874, e ali agradou tanto que foi pouco depois convidado a tourear em Sacavem e mais tarde em Lisboa, na velha praça do Campo de Santa Anna, onde se conservou toureando ao lado de Manuel Mourisca, José e Antonio Monteiro, etc.


Tem mostrado o seu valor e arrojo em todas as arenas nacionaes recebendo sempre em troca os applausos unanimes e calorosos dos publicos.

Dotado de grande valentia, para elle não ha touros maus. Da mesma forma que toureia com alegria um bicho fino e de bom sangue, José Bento (de Araújo) descuida o perigo com grande arrojo e sangue frio empregando todos os recursos da arte na lide de um matutão que já sabe o que lhe querem.

Em Hespanha já trabalhou em diversas praças, tornando-se digno de especial menção n'uma das corridas em que toureou na praça de San Sebastian, na qual matou um touro a rejoncillo.

Ha dois annos foi para França, toureando em Paris, Nimes, Avignon, Marselha e outras terras importantes.

José Bento (de Araújo) é hoje, incontestavelmente, o primeiro cavalleiro portuguez, embora haja quem tenha duvidas a esse respeito. É raro ver-se no Campo Pequeno um cavalleiro, que não seja elle, aproveitar a sorte de gaiola.

Com a sua volta do estrangeiro parece que augmentaram os amigos e admiradores do seu trabalho, pois que é cada vez maior o enthusiasmo com que o publico o recebe.

Na sua já longa carreira artistica tem tido a infelicidade de ser colhido algumas vezes, sendo a maior gravidade a soffrida ha tempos na praça do Cartaxo, que lhe ia occasionando a amputação de uma perna.

Bom rapaz, amavel, de coração generoso, José Bento (de Araújo) conta um amigo em cada conhecido.

Dir-me-hão que são estas sempre as palavras que se escrevem para acompanhar um retrato, mas o facto é que ellas constituem uma verdade ao serem applicadas a José Bento de Araujo.

O distincto cavalleiro parte brevemente para Marselha, onde trabalhará, e d'ali segue para Lyon, onde vae tambem tomar parte nas corridas por occasião da proxima exposição.

Que seja tão feliz quanto o foi durante o tempo que ali permaneceu é o meu desejo sincero.

A tarde de hoje vae certamente ser para elle mais uma de gloria para juntar ás tantas que já conta, e os seus amigos mais uma vez terão occasião de provar-lhe quanto o estimam.

M.C. (INICIAIS DE MANOEL COSTA)


In A TOURADA, REVISTA TAURINA, Lisboa - 17 de Junho de 1894