1896 - O CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO - MAIS UM RETRATO

 



Um dos mais valentes e dos mais distinctos cavalleiros tauromachicos.

José Bento (de Araújo), que conta hoje 44 annos de edade, iniciou-se na arte de toirear n'uma vaccada realisada em 1874 na praça da Junqueira.

Pouco depois toireou em Sacavem e mais tarde em Lisboa, na demolida praça do Campo de Sant'Anna, onde trabalhou muitos annos ao lado de Manuel Mourisca e outros cavalleiros.

Em 1892 foi para França, (NOTA: Foi para França em 1891, tendo aí permanecido até meados de 1893) toireando em Paris, Nimes, Avignon, Marselha e outras cidades. Tambem trabalhou, com agrado geral, em varias terras de Hespanha.

E no Campo Pequeno tem continuado a revelar as suas boas qualidades de toireiro e de equitador.

No Brazil, para onde partiu ha tempo com Alfredo Tinoco, tem enthusiasmado, com o seu trabalho artistico e alegre, a população do Rio de Janeiro.

É dotado d'uma coragem extraordinaria e para elle não ha cornupetos, que se não possam toirear. Farpeia com o mesmo saber e serenidade um toiro sencillo como um matuto, que já tenha vindo oito ou nove vezes ao redondel.

Entra e sae das sortes com toda a frescura e luzimento. Seguro nas sortes de gaiola, em todas as outras é eximio. Consentindo muito os toiros, os ferros são collocados como prescrevem os regulamentos taurinos. É, emfim, um bom toireiro, na verdadeira accepção da palavra.

Se como artista é insigne, como homem é o que se chama - um bom rapaz.

JOSÉ PINTO DE CAMPOS

In TOIREIROS E TOIRADAS COM RETRATOS, JOSÉ PAMPILHO (com prefácio de TRINDADE COELHO), M. GOMES EDITOR, Lisboa, 1896