1896 - JOSÉ BENTO DE ARAÚJO - NA SEXTA-FEIRA, EM UMA EGREJA DOS ARREDDORES DE LISBOA, ENTRARAM CINCO EMBUÇADOS...

 



NO CAMPO PEQUENO

José Bento de Araújo no Campo Pequeno antes de mais uma partida para o Brasil.
Cartoon de SOL E MOSCAS, Lisboa - 17 de Abril de 1898

N'um sabbado, á noite:

— Então não ficas em Lisboa, para a corrida de amanhã? perguntei a José Chrispim.

— Não, já comprei bilhete para o comboyo das 10 e necessito estar ámanhã em minha casa.De mais a mais o respeitavel saragoçano bracarense, D. José Teixeira, asseverou que choveria amanhã, e por consequencia não póde haver corrida.

Curvei-me ás razões adduzidas pelo meu amigo José Chrispim e nada respondi, mas fiquei com a pedra no sapato.

Na sexta-feira, em uma egreja dos arredores de Lisboa, entraram cinco embuçados. Eram oito horas da noite. O templo estava aberto, porque ás nove menos um quarto era esperado ali um cadaver, que devia ser dado á sepultura no dia immediato. Eu passava na occasião e entrei tambem. Quatro dos sujeitos ajoelharam no primeiro degrau do altar, e o quinto, o mais baixinho, poz o joelho em terra, mas a certa distancia dos primeiros. Parecia ser o sachristão d'aquelles estranhos levitas. Fiquei junto á porta, a observar.

Os desconhecidos começaram a resar devotadamente. A meio da cantilena estremeci. Diziam elles:

«Mãe de Deus, permitti que chova a cantaros no domingo proximo, para não haver toiros no Campo Pequeno.»

Os embuçados pararam com a invocação á Virgem e levantaram os olhos. Passado um momento, a imagem meneou a cabeça e inclinou-se um pouco, e eu ouvi distinctamente a Virgem dizer on seguinte:

«Sim, meus filhos, será feita a vossa vontade porque sois muito devotos e tementes a Deus.»

Saí apressadamente da egreja, porque me aprecia que estava sendo victima d'um pesadello. Pouco depois passavam junto de mim os cinco mysteriosos. Reconheci-os. Ceus! Eram os coligados, os mosqueteiros Alfredo Tinoco, José Bento (de Araújo), Fernando de Oliveira e Manuel Casimiro! O mais baixinho era o Romão Gomes!!

A prece dos colligados fôra attendida, e n'esse domingo não houve corrida.


In TOIREIROS E TOIRADAS COM RETRATOS, JOSÉ PAMPILHO (com prefácio de TRINDADE COELHO), M. GOMES EDITOR, Lisboa, 1896