21 DE JANEIRO DE 1906 – RIO DE JANEIRO: A TOUREIRA ESPANHOLA MARÍA SALOMÉ “LA REVERTE” BRILHA NA PRIMEIRA ACTUAÇÃO POR TERRAS DO BRASIL


 

FOTO: https://www.abc.es/cultura/toros/20140710/abci-reverte-torera-dejo-mujer-201407091837.html

SPORT

Touradas

E ha quem diga não haver aficionados legitimos no Rio.

Não sabemos como chamar aos que lá hontem estavam no redondel do Campo de Marte. Chovia devéras.

Pois nem assim a enorme multidão se deu por achada. Ficou a pé firme, supportou a agua que ininterrruptamente cahia, fina, penetrante e fria, o que, nem por isso, diminuiu a anciedade pela funcção nem applacou o enthusiasmo que La Reverte enf??? (NOTA: Texto ilegível) em todos os animos.

Que aquillo foi trabalhar como mil artistas. Sim, La Reverte, a María Salomé, no traje de luces, carmezim agaloado com que lidou e que lhe dava uns ares distinctos, de uma elegancia extraordinaria, e la gracia de um toureiro de verdade, teve as honras do dia. E bem merecidas que foram.

Feitas as cortezias com o garbo do costume, deu a intelligencia occupada a contento pelo toureiro Cruz, signal para o primeiro touro que sahiu para o cavalleiro Victor Marques, que o sujeitou a preceito com alguns ferros largos, confirmando, pela limpeza do trabalho, os seus creditos de artista perfeito.

Puntaret e Malagueño passaram o bicho de capa; e como para satisfazer a anciosa curiosidade do publico, que via na arena La Reverte, entrou para o touro em um trasteo, pelo qual toda a gente viu logo achar-se com effeito diante de uma artista, senhora do officio, executando os passes com uma graça e correcção inexcediveis.

O Russo fez uma regular péga.

Estrearam tambem, hontem, Anillio e Granito, os quaes, se não estiveram felizes nas farpas, o que não quer dizer não sejam bons artistas, passaram a capa com muita elegancia, o que tambem fez Pechuga.

Malagueño e Puntaret puzeram na féra, que lhes cahiu, optimos pares de ferros, com a correcção de artistas que são; tambem Alexandre e Oliveira fizeram jús aos applausos do publico.

Alexandre fez o salto da vara com dous touros.

La Reverte lidou a 3ª féra, um bonito animal, um bicho possante, fogoso, arrancando e marrando com furia.

La Reverte o toureou, brindando –o com tres pares de ferros compridos e um curto, muito limpamente postos, citando quasi sempre o cornupeto a sezgo, o que lhe valeu estrondosas palmas, delirantes applausos.

Raramente assistimos a tão estrondosa manifestação de enthusiasmo, como a que provocou a arrojada toureira!

Com o touro destinado a Anillio e Granito, La Reverte deu sorte a valer, reproduzindo façanhas admiraveis, e principalmente o simulacro de matar, que foi applaudido, depois de passar o touro de muleta, superiormente.

José Bento (de Araújo) não esteve feliz, comquanto tivesse posto em acção todos os seus habilissimos recursos de artista consummado.

O pessoal de forcado viu-se atrapalhado com o gado, pois todos os touros deram-lhe que fazer, sendo que ninguem pôde arrimar-se aos bichos. Foram derrotes e trambolhões temiveis.

Excellente o espectaculo de hontem, apezar da chuva.

Em resumo: uma quasi enchente.

Dos cavalleiros, Victor Marques cumprindo a sua obrigação e José Bento (de Araújo)um tanto infeliz.

De los de a pié, María Salomé (La Reverte), no juizo dos entendidos, é um phenomeno na arte tauromachica, dado o seu sexto.

Dos coletas, Malagueño, Puntaret e Antonio demonstraram coragem e entendimento.

E’ de censurar á empreza por deixar Pechuga de parte, como reserva, quando elle possue faculdades artisticas que o distinguem.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 22 de Janeiro de 1906

NOTA: Eis o que um blogue da Biblioteca Nacional de Espanha (https://www.bne.es/es/blog/blog-bne/la-mujer-que-invoco-la-constitucion-para-poder-torear) diz da toureira María Salomé, LA REVERTE: “Otra mujer (NOTA: para além de Juanita Cruz ou de Dolores Sánchez, LA FRAGOSA, por exemplo) que alcanzó celebridad en los ruedos es La Reverte, María Salomé, quien trabajaba en una mina de Jaén haciendo las mismas labores que los hombres y decidió hacerse torera cuando vio a La Fragosa torear en la plaza de su pueblo. Mujer de constitución robusta, llegó a ser condenada a cuatro años de cárcel en Portugal en 1903 por pegar una paliza a un hombre, aunque pronto fue indultada. Toreó en multitud de ocasiones con cierto éxito y llegó a alternar con grandes novilleros como Lagartijo o Machaquito. 

Aquí la vemos en una fotografía a color publicada por el semanario La Fiesta Nacional (6/10/1906) en sus días de gloria.

Biblioteca nacional de España
https://hemerotecadigital.bne.es/hd/viewer?oid=0012075131&page=10

Pero su suerte cambió cuando el ministro La Cierva prohibió el toreo femenino en julio de 1908 por ser opuesto a la cultura y a todo sentimiento delicado. El mismo día en que estaba contratada para torear en Madrid le fue comunicada la prohibición. Esta decisión, cuando La Reverte llevaba doce años toreando, fue tachada de injusta y vista por algunos críticos taurinos como el inicio de una campaña gubernamental para acabar con la fiesta de los toros en España.

Con este motivo, la revista Nuevo Mundo, que se mostró favorable a la prohibición, publicó una curiosa foto en la que se ve a la torera con pose muy femenina en su casa cosiéndose la taleguilla junto a otra imagen vestida de luces dispuesta para ir a la plaza y otra más en la que despacha con su apoderado.”

Biblioteca nacional de España
https://hemerotecadigital.bne.es/hd/viewer?oid=0001653584&page=24

La Reverte no se amilanó y presentó recurso contencioso contra la orden ministerial, medida en la que fue apoyada por parte de la prensa, como el diario republicano El País en una columna firmada por ‘Una feminista’ (26/7/1908):

Confieso mi enemiga al toreo, mi antipatía a esa lucha inútil y cruel en que el hombre se degrada y el bruto se eleva; pero a fuer de imparcial y justa, hago constar que, si hay que transigir con esa atávica diversión, es preciso respetar su carácter de independencia, y pues el público es soberano juez en cuestiones de lidia, y acude en masa a ver a la Reverte, a ovacionarla cuando el caso llega, es que le place el feminismo taurómaco y, ante su autoridad consagrada, hay que bajar la cabeza.

El recurso fue finalmente rechazado y entonces La Reverte, pasados tres años, decidió anunciarse en los carteles como varón con el nombre de Agustín Rodríguez, noticia impactante que provocó todo tipo de reacciones. El diario liberal El Globo llevó a su portada la noticia con títulos sensacionalistas: Historia que parece cuento. Hermafroditismo y torería. ¿Hombre? ¿Mujer? (16/8/1911)

El caso es que La Reverte se sometió a un reconocimiento médico y consiguió un certificado que daba cuenta de su masculinidad, por lo que pudo cambiar su nombre en el Registro Civil. En las primeras corridas en las que participó con su nueva identidad, las crónicas lo recogieron con ironía. Así en La Mañana (18/9/1911) podemos leer de un festejo en Oviedo:

«La novillada celebrada hoy bien puede calificarse de mixta, toda vez que tomaba parte en ella la antigua torera La Reverte, hecha varón por obra y gracia divina. Los toros corridos también debieron antes ser vacas, a juzgar por su cobardía y su mansedumbre.»

Una revista taurina satírica que tenía un divertido título ‘The kon leche’ llevó a su portada la imagen del torero-torera (29/9/1912):

Biblioteca nacional de España
https://hemerotecadigital.bne.es/hd/viewer?oid=0003873772

Pero La Reverte no tuvo el mismo éxito toreando como varón y ese mismo año de 1912 se retiró del toreo y se fue a su casa de Las Navas de Tolosa (Jaén), donde vivió primero de las rentas y luego como guardia en unas minas.

Lo más curioso de este caso es que, más de 20 años después, una vez que las mujeres pudieron torear después de aprobada la Constitución republicana y tras la lucha reivindicativa llevada a cabo por Juanita Cruz, La Reverte volvió a los ruedos otra vez para torear como mujer, aunque fue una vuelta efímera porque con su edad ya no estaba para aguantar cornadas y revolcones. Con este motivo el diario Ahora le dedicó su portada del 15 de agosto de 1934 en la que le vemos, la vemos, con su uniforme de guardia en una mina.

En la última página el periódico publicó una entrevista con el-ella, y a la pregunta de por qué volvía a los ruedos, contestó con toda sencillez que necesitaba el aplauso del público:

«Yo voy a las plazas a volver a oír las palmas, porque llevo veinticuatro años sin escucharlas y no me resigno a vivir sin ellas.»

Biblioteca nacional de España
https://hemerotecadigital.bne.es/hd/viewer?oid=0029958266

Escrito por:

Antonio García Jiménez - Biblioteca Nacional de España

https://www.bne.es/es/blog/blog-bne/la-mujer-que-invoco-la-constitucion-para-poder-torear

14 DE JANEIRO DE 1906 – RIO DE JANEIRO: UMA ESTREIA DE SUCESSO



SPORT

Touradas

Soberba estréa, magnifica mesmo, a estréa da cuadrilla de José Bento (de Araújo), no redondel do Campo de Marte, attrahindo uma concurrencia extraordinaria, enthusiasta, como que a tomar a desforra desses dias aguados em que os aficionados execravam um tempo sem luz, triste, roubando-lhes horas de intensas vibrações, de vivas emoções, de vivas emoções.

Sol, sombra e camarotes regorgitavam.

E de permeio o claro-escuro dos trajes masculinos, as côres alacres das toilettes femininas.

Anciosa espectação a do publico nos momentos que precedem o toque do clarim para as cortezias.

Subito resôam as notas estridulas sahidas da intelligencia; rompe a banda de infanteria de marinha um dobrado; e surge na arena a cuadrilla, garbosa, provocando o enthusiasmo, a custo sopitado, da assistencia.

Feitas as continencias, como de estylo, começam as touradas.

Sáe o primeiro touro para José Bento (de Araújo).

Com a galhardia costumeira, José Bento (de Araújo), depois de offerecer a sorte á officialidade da canhoneira Patria, que de um camarote assistia ao espectaculo, colloca-se na querença.

A féra, fogosa, salta para a arena, mas, nega-se á sorte.

Foi, porém, só dessa vez; pois, o cavalleiro citava o touro, entrando-lhe no terreno afoitamente, ??????  ?????? (NOTA: Texto ilegível) ferros, dos quaes dous curtos, cada qual mais bem posto, irradiando alli Alexandre Vieira e João de Oliveira, os quaes, após algumas sortes infelizes, puzeram, o primeiro dous pares a rigor, muito bons e o Oliveira tres pares excellentes, o que lhes valeu palmas bem merecidas.

Pechuga e Malagueño lidaram o 3º touro.

Já é sabido serem ambos artistas de real mérito, pelo que não se lhes póde levar a má conta a falha de algumas sortes. Comtudo, Malagueño enfeitou o bicho com dous soberbos pares de bandarilhas e Pechuga com um.

Vieira, com extraordinaria precisão e raro brilhantismo, fez o salto de vara, sorte que offereceu á imprensa e aficionados.

As pegas nesta primeira parte estiveram magnificas.

O 2º touro, com pé a valer, não consentiu que Jacaré se lhe arrimasse as armas; por tres vezes não pôde o Jacaré aguentar o derrote do cornupeto. Só o Aureito (???) conseguiu fazer uma péga valente.

O Cabeça tambem fez uma optima péga do 3º touro.

Após o intervallo seguiu-se a 2ª parte, e póde-se dizer, talvez a mais emocionante.

O cavalleiro Morgado de Covas  veiu para arena em bello cavallo negro e, após as continencias, em que offereceu á imprensa a sorte, foi para o cite ao touro que lhe era destinado.

Bem raramente vimos cavalleiros de táo boa estrella, o que alliado á indiscutivel maestria de Morgado, contribuiu para o real successo que hontem teve.

Morgado enfeitou o cornupeto com dous ferros largos a meia volta e com quatro curto (???) mais, com uma gargalhada, que mostrou reconhecer a assistencia levantando-se enthusiasmada a applaudil-o. Foi uma consagração de artista se della ainda carecera Morgado.

Puntaret e Cruz despertaram ruidosos applausos pela limpeza e inexcedivel correcção do trabalho.

O primeiro fez a sorte da cadeira com ferros curtos, e que lhe mereceu uma verdadeira ovação.

Cabeça fez uma excellente péga.

O ultimo touro, um malhado vivo, esperto, foi lidado por José Bento (de Araújo) e Morgado de Covas.

Ambos se houveram com a galhardia que já conhecemos, enfeitando a fera com ferros largos e curtos.

José Bento (de Araújo), sempre de bom humor, provocando risos e applausos, Morgado, ardoroso, sorridente, foram alvo de constantes applausos.

Como se vê, foi auspiciosissima a estréa do José Bento (de Araújo).

E por ella é de augurar-se novos successos, devendo fazer sua apparição domingo 21, a arrojada toureira La Reverte, que de um camarote assistia a funcção de hontem.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 15 de Janeiro de 1906

14 DE JANEIRO DE 1906 – RIO DE JANEIRO: ESTREIA DA CUADRILHA DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO ADIADA (na imprensa brasileira)


 

SPORT

Touradas

Ainda hontem (7 de Janeiro de 1906) por motivo do máo tempo, não pôde estreiar a cuadrilla dirigida pelo conhecido cavalleiro sr. José Bento (de Araújo), o que contristou os aficionados.

Só domingo (14 de Janeiro de 1906), se fizer bom tempo, é que se realizará a tourada de inicio da temporada.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 8 de Janeiro de 1906

31 DE DEZEMBRO DE 1905 - RIO DE JANEIRO: TOURADA NA VÉSPERA DA CHEGADA AO BRASIL DA MATADORA ESPANHOLA, QUE VAI INTEGRAR A QUADRILHA DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARÁUJO (na imprensa brasileira)


 

Touradas

No dia 1 de janeiro, deve chegar ao nosso porto, a bordo do vapor Danube, a celebre matadora María Salomé, La Reverte, que vem com destino á cuadrilla do cavalleiro José Bento (de Araújo) e que com certeza vem fazer no Rio um successo egual ao que tem feito em toda Europa.

No dia 31 estréa no Campo de Marte a cuadrilla de José Bento (de Araújo), fazendo estréa nessa mesma tarde o cavalleiro Morgado de Cóvas, que pela primeira vez vem ao Brasil.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 26 de Dezembro de 1905

NOTA: La Reverte actuará na tourada de dia 21 de Janeiro de 1906.

31 DE DEZEMBRO DE 1905 – RIO DE JANEIRO: CORRIDA DA PASSAGEM DE ANO COM TOUREIROS ESPANHÓIS E PORTUGUESES (na imprensa brasileira)


 

Touradas

Para o proximo domingo, 31 de dezembro, annuncia-se a estréa da cuadrilla tauromachica, dirigida pelo cavalleiro José Bento de Araujo, artista de sobra conhecido e applaudido incondicionalmente, pelo nosso publico.

Na corrida de estréa apresentar-.se-á pela primeira vez ao nosso publico, o cavalleiro Morgado de Cóvas, artista ainda muito novo, mas com uma coragem excepcional para o toureio.

Para a mesma cuadrilla deve chegar a esta capital, em principios do mez de janeiro, a celebre espada Maria Salomé «La Reverte», cujo valor artistico tem feito o maior successo em toda Europa.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 24 de Dezembro de 1905

Dois retratos de María Salomé “LA REVERTE
FOTOS: Diario de Almería

NOTA: 

O artigo “¿María o Agustín? El torero travestido que engañó a España durante 20 años en las plazas más importantes”, publicado por Israel Viana no jornal ABC, conta a história de “LA REVERTE”.

Pode ser lido aqui: 

https://www.abc.es/historia/abci-reverte-torero-travestido-engano-espana-durante-decadas-pero-hombre-o-mujer-201903040215_noticia.html

“SENÉS. ¿Hombre o mujer?”, publicado no Diario de Almeria por Antonio Sevillano, narra a história de “LA REVERTE”.

Pode ser consultado aqui: 

https://www.diariodealmeria.es/almeria/SENES-Hombre-mujer_0_1615038724.html

O artigo “Mujeres Toreras - Noventa años de feminismo” de DULZURAS, publicado na edição de 15 de Julho de 1909 de LOS TOROS, também resume os percursos de algumas mulheres toureiras espanholas, incluindo o de María Salomé Rodríguez Tripiana “LA REVERTE”, que acabou, segundo aquela revista madrilena, por ter de refugiar-se em Portugal.

O texto da LOS TOROS (páginas 13 e 14) pode ser lido no sítio da Biblioteca Digital de Castilla y León aqui:

https://bibliotecadigital.jcyl.es/fr/catalogo_imagenes/grupo.cmd?path=10100916

28 DE OUTUBRO DE 1905 – RIO DE JANEIRO: CHEGADA DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO E DA CUADRILHA IBÉRICA (TOURADAS EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO)


 

Touradas

Acha-se nesta capital o cavalleiro José Bento de Araujo, que trouxe uma excellente cuadrilla, que vae trabalhar no Campo de Marte.

O cavalleiro José Bento (de Araújo) esteve hontem na redacção do Jornal do Brasil, dizendo-nos que a cuadrilla é de primeira ordem e que antes de trabalhar aqui vae dar quatro espectaculos em S. Paulo.

A cuadrilla compõe-se dos seguintes artistas:

Cavalleiros, José Bento (de Araújo) e Victor Marques; matador, Joaquim Peres Pechuga; bandarilheiros, Eduardo Cerco Puntaret e Antonio Bargo Malagueña (hespanhoes). João de Oliveira e Alexandre Vieira (portuguezes).

Com esta cuadrilla veiu o celebre touro Capirote, com o seu domador Manuel Gentil, que depois de bandarilhal-o, o desembolará e com o mesmo bravissiimo touro comerá á mesa.

Vêm mais 18 touros e cinco cavallos.

— E’ amanhã que se realiza no redondel do Campo de Marte, o festival artistico do cavalleiro Victor Marques e do bandarilheiro José da Costa.

Na secção competente vae publicado o bello programma desta tourada.

A los toros!

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 28 de Outubro de 1905

BELO PROGRAMA

27 DE NOVEMBRO DE 1904 – RIO DE JANEIRO: ABERTURA DA NOVA PRAÇA DE TOUROS DO RIO DE JANEIRO COM ACTUAÇÃO DE CAVALEIROS PORTUGUESES


 

SPORT

Tauromachia

Inaugura-se hoje o novo redondel, recentemente construido no campo de Marte.

E’ director technico da empreza o cavalleiro Adelino Raposo.

A’s 4 ½ horas da tarde, abrir-se-á a corrida, na qual serão lidados bravissimos e corpulentos  touros do criador portuguez sr. Emilio Infante da Camara.

A cuadrilla é habilmente constituida e fará sortes das mais atrevidas e arrrojadas.

O intelligente da corrida será o sr. Olympio Mesquita.

Não percam os aficionados tão attrahente corrida.

In JORNAL DO BRASIL, 27 DE Novembro de 1904

NOTA: A arena foi edificada no local onde existia a praça das Laranjeiras.

11 DE DEZEMBRO DE 1903 – LISBOA: A VISITA OFICIAL DO REI DE ESPANHA AFONSO XIII A PORTUGAL INCLUIU UMA TOURADA COM SEIS GRANDES CAVALEIROS


 


O REI DE HESPANHA EM PORTUGAL

Tourada de gala

A tourada, que seria um dos mais bellos numeros do programma, se não estivessemos em pleno inverno, teve que ser adiada por causa do máo tempo, e só se realizou dous dias depois do dia marcado e estando ainda em risco de ter que se eliminar do programma.


O temporal que desencadeou em Lisboa na noite de 11 para 12, destruiu quasi por completo a brilhante e original ornamentação da praça, que foi substituida por outra, á ultima hora.

Ainda assim, apezar de tantos contratempos, a praça offerecia um aspecto encantador, com os seus centenares de colchas de varias côres, em setim, velludo e damasco a guarnecerem os varandins dos camarotes e dos fauteuils, com seus monstruosos leques, cuja pintura representava detalhes de lides á hespanhola e á portugueza, e umas enormes pandeiretas com a effigie de Affonso XIII, guarnecendo a praça em toda a volta. Fitas com as côres nacionaes e hespanhola pendiam destas pandeiretas, davam graciosas voltas pelas cornijas da praça, e iam cahir em molhadas ao longo das columnatas.

A tribunal real de uma simplicidade encantasdora estava decorada com festões de verdura, e a varanda toda coberta de rosas brancas, amarellas e vermelhas., formando á frente uma corôa real sobre um fundo de verdura.

Em pouco tempo não se podia fazer nada de melhor, de mais original e com mais accentuado cacher hespanhol.

Quando a familia real portugueza e o seu real hospede, deram entrada no camarote, as musicas toccaram o hymno hespanhol, ouvido de pé pelo milhares de espectadores, que enchiam á cunha a nossa elegante praça, fazendo-se em seguida uma enthusiastica recepção ao monarcha hespanhol que agradecia effusivamente.

Neste momento o golpe de vista era soberbo, e assim o comprehenderam os photographos amadores e não amadores, que en grande profusão se achavam na praça, assestando as objectivas para o camarote real e outros pontos.

Pouco antes de começar a corrida, um abundante chuveiro fez com que a praça apresentasse outro original aspecto, ainda não visto, pois me parece ser esta a primeira tourada, que temos e em pleno inverno, foram os milhares e milhares de guarda-chuvas que se abriram ao mesmo tempo, parecendo a praça um enorme campo coberto de cogumelos escuros. Uma gargalhada unisona seguida de grandes oh! e ah! admirativos poz toda a gente alegre e bem disposta.

As cortezias, pela profusáo dos lidadores, luxo e garbo com que se apresentou toda a quadrilha, foi um espectaculo, que a nós já não nos surprehende, mas que devia causar a mais deslumbradora impressão no Rei niño.

As cortezias duraram 12 minutos, findas as quaes se seguiu a lide.

Os touros não primaram pela braveza, o que não é para espantar em dezembro com o frio e a pouca abundancia de bons pastos, mas o primeiro cornupeto não quiz deixar o credito por mãos alheias e mostrou o que valia derrubando o cavallo de José Bento (de Araújo), que se desmontou na quéda e atacando de tal fórma a casa da guarda, isto é, grupo de oito forcados que se acha na praça ???? barreira, que ???, para melhor se defenderem, se viram na necessidade de lhe fazer uma pega de recurso. Foi o cabo de forcados Carraça quem o pegou rijamente de cara, aguentando-lhe os derrotes e logo auxiliado pelos companheiros, safou-se da cabeça do touro, recebendo uma extraordinaria ovação pela sua valentia.


Foi este o melhor boi da tarde prestando-se á lide e dando realce ao trabalho de Fernando de Oliveira e José Bento (de Araújo).

Os outros nove bichos sahiram malessos e covardes, todos com vontade de fugir ao castigo fugindo da arena. Um delles pullou a trincheira oito vezes, fazendo tambem pular em sentido contrario os photographos, que ahi estavam com as suas machinas, o que produziu grande hilaridade na assistencia.

A tourada pois, não como tourada, mas como espectaculo deslumbrante e pelos episodios engraçados que se deram, foi um dos numeros, que mais divertiu Affonso XIII.

A’ saida, o povo fez manifestações de sympathia ao monarcha hespanhol, que agradecia tirando repetidas vezes o chapéo.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 3 de Janeiro de 1904

FOTOS DE ILUSTRAÇÃO: Alfonso ou Alfonso Sánchez García, salvo erro meu - La Ilustración Española y Americana (Madrid - 30 de Dezembro de 1903).

NOTA: Publiquei neste blogue muitos artigos sobre esta corrida que teve lugar na praça do Campo Pequeno, referindo sempre esta mesma data (11 de Dezembro de 1903).

2 DE ABRIL DE 1899 – ARLES: O CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO MENCIONADO NA CRÓNICA SOBRE O INÍCIO DA TEMPORADA NA PRAÇA DE ARLES


 

Bibliothèque nationale de France


TOROS

OUVERTURE DE LA SAISON TAURINE

EN ARLES LE 2 AVRIL

LAGARTIJILLO ET QUINITO

— LES TOROS DE TEODORE VALLE —

Enfin! voici la riante saison...

Partis de Nimes avec un ciel gris, menaçant, nous faisons notre entrée dans la bonne ville d’Arles avec un soleil splendide, où nous trouvons Mireille, très animée ce-jour là, en sa plus belle toilette printanière.

De nombreux amis do toréo s’étaient donné rendez-vous dans la cité provençale afin d’assister à l’ouverture de la saison taurine faite par les matadors Lagartijillo et Quinito, deux anciennes connaissances, qui avaient à combattre six fauves de Teodore Valle.

Le premier matador, Lagartijillo, fit sa première apparition à Nimes en compagnie du célèbre et regretté Espartero, dans une corrida où l’on fit une ovation très légitime, on pourrait même dire légitimiste, au pauvre Manuel; onc roy ne vit flotter autant de petits drapeaux blancs.


Quinito est ce jeune héros qui, par ses prouesses — le plus souvent inopportunes — sauva son directeur par un succés unique dans les annales de la tauromaquie. Il combattit, pour ses débuts, des toros de Concha y Sierra. La course fut si brillante que le public, qui vait crié: À bas Fayot! quinze jours auparavant, acclama le directeur et le caballero en plaza (José) Bento de Araujo traîna l’impresario au milieu de l’arène et lui fit faire le tour de la piste aux applaudissements et aux cris répétés de: Vive Fayot! — En ce temps-là, les écoliers de l’aficion n’avaient pas encore fait leurs études taurines.

Une belle chambrée — 10 à 12,000 spectateurs — applaudit le paseo, qui se déroule brillant, aux accents du Toréador, en garde... et voici le premier toro qui ne produit rien de saillant à signaler. Lagartijillo s’en débarrasse par deux coups d’épée et un descabello., qui lui valent quelques maigres applaudissements.

Le 2ème est expédié par Quinito avec une seule estocade d’une valeur plus que douteuse. Quinito recueille cependant de nombreux bravos pour son jeu de cape et de muleta.

Belle sortie du 3ème. Les picadors calment son ardeur guerrière par de trop nombreuses piqûres. Lagartijillo s’en débarrasse, après un travail des plus laborieux, — l’animal, à moitié mort, tenait querencia — par deux estocs très courts.

Le quatrième bicho roule un picador et jongle avec un banderillero. À ce moment, nous voyons le soleil et la lune sans éclipse, ce qui n’avait pas été prédit par nos astronomes. Quinito reçoit un mérlange de sifflets et de bravos pour trois estocades et deux essais de descabello.

Voici le 5ème, c’est le toro de la journée. Une belle et noble bête qui, dans sa course furibonde, renverse la cavalerie et après avoir chassé les banderilleros de l’arène, s’en prend aux barricades et les fait voler en éclats. Cette course est mouvementée. Lagartijillo se montre le vaillant matador des beaux jours; il terrasse la brute par une forte estocade. L’oreille lui est accordée au milieu d’une grande ovation. Cette oreille, la seule accordée dans cette corrida, est partagée entre les premières et le Club taurin d’Arles. — Mazette! quel honneur.

Le dernier toro donne une course monotone. Il est expédié par Joaquin avec une seule mais courte estocade. Quoiqu’à vaincre sans péril on triomphe sans gloire. Quinito est salué par de nombreux applaudissements.

À part le cinquième, les toros de Vallé virent la mort bien jeunes. Ils furent un peu mous. Le grand soleil d’Espagne n’avait pas encore réveillé leur ardeur belliqueuse et donné à leur sang ce bouillonnement qui fait frémir la chair dans ce combat.

MANDOLINE.

In LA CHRONIQUE MONDAINE, LITTÉRAIRE ET ARTISTIQUE, Nîmes – 8 de Abril de 1899

8 DE SETEMBRO DE 1902 – ALGÉS: O CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO É INFORMADO DO FALECIMENTO DA MULHER DURANTE UMA TOURADA EM SEU BENEFÍCIO


 

Biblioteca nacional do Brasil

PORTUGAL

Lisboa, 8 de Setembro (de 1902).

Fallecimentos. —


No Hospital Estephania a esposa do cavalleiro José Bento de Araujo, a qual sucumbiu a uma operação cirurgica.

José Bento (de Araújo) recebeu a triste noticia na praça d’Algés, ao acabar de tourear o 5º touro da corrida que se realizava em seu beneficio.

In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 28 de Setembro de 1902

27 NOVEMBRO DE 1898 – RIO DE JANEIRO: UMA TOURADA DIFERENTE...


 

Biblioteca nacional do Brasil



Poema sobre as niñas toreras com honras de Primeira Página...
(NOTA: No século XIX apareceram em Espanha cuadrillas de señoritas toreras, que actuaram, por exemplo, nas praças de Espanha, França, Portugal, Brasil, Argentina e Uruguai. Eram matadoras, picadoras ou rejoneadoras. Em 1908, deixaram de poder participar nas corridas de touros. A proibição decretada pelo ministro Juan de la Cierva só foi respeitada durante uns tempos. Romero, citado no poema, era o director da cuadrilha hispano-francesa que se deslocou em 1898 ao Brasil.)

Tourada de amadores

Brevemente terão os frequentadores da praça das Laranjeiras occasião de assistir a uma bellissima festa.

Um valente grupo de rapazes da nossa melhor sociedade dará, em dias do mez de novembro proximo, a exemplo do que commummente se faz em Portugal, uma tourada, á antiga portugueza, em beneficio de uma das nossas instituições pias.

Acha-se á frente desse emprehendimento um aficionado, notavel clinico desta capital, que honrará com sua presença a cadeira da intelligencia.

A julgar pelo enthusiasmo que desde já se nota no circulo dos amadores e graças ao valioso auxilio que, com a gentileza que os caracterisa, prestam a esses distinctos moços os directores de cuadrilla que actualmente trabalha naquella praça, os estimados cavalleiros Alfredo Tinoco e José Bento (de Araújo), auguramos a essa festa o mais brilhante exito.

Opportunamente daremos noticia mais desenvolvida, com os nomes de todos os que tomam parte na tourada.

In O PAIZ, Rio de Janeiro – 27 de Outubro de 1898


ESTUDANTINA ARCAS

Ao toque da alvorada começou antehontem de encher-se o salão desta sociedade.

A’s 6 horas da manhã, uma salva de 21 tiros acordou os moradores da praça General Osorio, que correram ás suas janelas e portas para ver o prestito da estudantina que se organizava.

Antes da partida o grupo executante, sob a regencia do professor Demetrio Silva, tocou magistralmente bella phantasia sobre o hymno da Carta, sendo ao terminar levantados calorosos vivas á estudantina.

Dado o signal, movimentou-se o prestito em direcção á rua da Conceição, onde se achavam os quatro bonds especiaes da Companhia S. Christovão para transportal-o á Tijuca. Pelo trajecto foram erguidos muitos vivas, estrugindo continuadamente os foguetes de salvas.

O bond da frente levava o rico estandarte da sociedade, guardado por socios do grupo executante; o 2º carro transportava as senhoras e os dois ultimos conduziam convidados e representantes da imprensa.

Muitos socios abriram a marcha cavalgando soberbos animaes, emquanto que outros preferiram fazer a tournée montados nas suas velozes bicylettes, garridamente enfeitadas com fitas de cores.

No largo do Estacio de Sá incorporaram-se á comitiva alguns socios e convidados retardatarios, elevando-se o numero dos excursionistas a mais de duzentos, dos quaes um terço, pelo menos, era de garrulas senhoritas em toilettes adequadas ao agradavel passeio.

Em frente á residencia do socio Adelino Moura, á rua Conde de Bomfim, parou o grupo, zendo-lhe servido gentilmente vermouth e varios licores.

Deste ponto á estação terminal da linha da Tijuca foram todos, socios e convidados, enthusiasticamente acclamados á sua passagem.

Eram 9 horas da manhã quando deu-se o signal da partida para a Boa-Vista, occupando a imprensa um char-à-banc, o estandarte do grupo um vis-á-vis e as demais pessoas os carros electricos da empreza. A’s 9 horas e 40 minutos faziam alto, apeando-se todos na casa n. 5, em que devia ser servido o almoço.

Emquanto uns procuravam a sombra das grandes arvores, os caminhos pittorescos que vão ter ás formosas cascatas que gozam da fama tradicional pela belleza imponente das suas crystalinas aguas, que se desfazem nos cachopos em nuves tenues, um grupo de socios improvisava uma tourada, a promettida surpreza de que rezavam os convites.

Em minutos estava feito o circo com as suas archibancadas e os seus camarotes para a imprensa e as senhoras.

Ao meio-dia foi servido o almoço, que, por ser abundantissimo, resistiu aos ataques da comitiva, cujo appetite se exarcebava ainda mais com os passeios a pé.

A tourada, o clou da festa, esteve soberba, provocando do começo ao fim estrepitosas e francas gargalhadas do publico.

A fiera, um animal bravio como os diabos, deu sortes esplendidas, marrando a valer os capinhas, arremettendo furioso para os cavalleiros (NOTA: Alfredo Tinoco e José Bento de Araújo) e peões que a muito custo conseguiram enfeitar o bruto com alguns pares de ferros n’um dos quaes por gentileza da troupe se lia — Viva a imprensa.

Afinal o touro, muito cansado, foi pegado á unha, subjugado completamente pelos peões e capinhas, deixando como trophéos aos seus lidadores a cabeça e os quartos desmantelados. Terminada a funcção, os socios Alvaro Augusto de Souza e Carlos Tavares lembraram-se de juntar o util ao agradavel.

Fizeram uma collecta entre os espectadores, rendendo as duas colchas a quantia de 50$, que foi elevada pelos socios Alberto Coelho Junior, presidente da estudantina, e José de Vasconcellos, a 60$000.

O total foi confiado ao nosso collega representante da União Portugueza, que o fará chegar ao seu destino — á Caixa Beneficente Theatral, em cujo beneficio esmolaram os socios.

In O PAIZ, Rio de Janeiro – 29 de Novembro de 1898