Villa Franca
Como de costume, realisou se no primeiro domingo d'este mez e dias seguintes, (NOTA : 3, 4, 5 e 6 de Outubro de 1909) a feira annual, havendo 5 corridas de touros, sendo 4 diurnas, 3 por artistas e 1 de amadores, e outra nocturna.
As corridas deixaram
um tanto a desejar, devido á má qualidade dos touros da 1.ª e 3.ª, dando jogo
regular os da 2.ª, que pertenciam ao dr. Affonso de Souza, e seja dito em abono
da verdade, portou-se como um cavalheiro, enviando 5 touros puros.
Os cavalleiros em todas ellas foram os artistas José Bento (de Araújo) e Eduardo Macedo, que deligenciaram empregar todos os seus recursos e valentia.
Os bandarilheiros foram Theodoro, Saldanha, Torres Branco, Manuel dos Santos, Thomé, J. d'Oliveira, João Froes, «Punteret» e os dois amadores Francisco Rocha e Matheus Falcão.
Todos estiveram muito deligentes e contribuiram com bons pares de bandarilhas para o exito e animação das touradas, especisando Theodoro, Torres Branco, Thomé e João d'Oliveira nas corridas diurnas e Manuel dos Santos e «Punteret», bem como os dois amadores Rocha e Falcão na corrida nocturna que não resultou boa foi isso em parte devido á illuminação, que este anno esteve muito má.
A corrida de amadores foi uma das melhores, devido aos touros todos se prestarem, cabendo as honras da tarde ao cavalleiro Andrea, e o amador José Azevedo Coutinho em bandarilhas.
Em todas as
corridas houve magnificas pegas de cara e de cernelha, sendo dirigidas com
criterio e saber pelo distincto aficionado amador sr. João Marcelino d'Azevedo.
In REVISTA TAURINA, Lisboa - 24 de Outubro de 1909