29 DE AGOSTO E 2 DE SETEMBRO DE 1909 - MONTEMOR-O-NOVO : DUAS CORRIDAS BOAS NA PRIMEIRA PRAÇA DO ALENTEJO

 


Biblioteca nacional de Portugal

MONTEMOR-O-NOVO

            Esta nova praça de touros, sem duvida a primeira do Alemtejo, abiu as suas portas ao publico com duas magnificas corridas que se realisaram nos dias 29 e 2 do corrente.

            Este importante melhoramento deve-se sem duvidas aos distinctos aficionados e importantes proprietarios srs. Francisco Malta e Francisco Romeira que se não pouparam a despezas para dotarem a sua terra com este importante melhoramento que veiu dar grande incremento áquella importante povoação.

            Hoje e ámanhã realisam se ali duas magnificas corridas que hão de agradar muito pelos superiores elementos de que estão revestidas.

            Os touros que pertencem ao abastado lavrador sr. Commendador Paulino da Cunha e Silva, tem todos o ferro d'aquelle importante lavrador e foram apartados escrupulosamente pelo cavalleiro José Bento d'Araujo e pelo bandarilheiro Theodoro Gonçalves, o que é segura garantia, pois escolheram 20 touros de corpos e typo, e com indicios de muito bravos.

            O pessoal artistico não pode ser melhor. Cavalleiros os festejados artistas José Bento de Araujo e Morgado de Covas.

            Espada o estimado novilheiro sevilhano José Moyano e o seu bandarilheiro Eduardo Cercó Punteret que é um excellente peão de brega, e os nossos primeiros bandarilheiros Theodoro Gonçalves, Jorge Cadete, Manuel dos Santos, Ribeiro Thomé e Alfredo dos Santos.

            O grupo de forcados é composto de valentes pegadores do Campo Pequeno, tendo por cabo o conhecido Fressura.

            As corridas serão dirigidas pelo conhecido aficionado sr. Pedro Cannas.

            Como se vê, a empreza procurou o melhor pessoal artistico que temos e por isso as corridas devem resultar explendidas.

In REVISTA TAURINA, Lisboa - 5 de Setembro de 1909