Cuadrilla do Campo de Marte
Publicando hoje os retratos dos toureiros que n'esta temporada trabalham na praça de touros, julgamos que os nossos leitores terão interesse em conhecer alguns dados biographicos, a respeito d'esses artistas que tão boas horas de prazer estãp proporcionando aos «aficionados.»
MARÍA SALOMÉ RODRÍGUEZ TRIPIANA
(La Reverte)
Nasceu em Linares,
provincia de Jaem, (NOTA : Não foi em Jaén,
mas em Senés, Almería) Hespanha, no dia 28 de Agosto de 1880 (NOTA : A data correcta é 28 de Agosto de 1878)
e na edade de 18 annos principiou a dedicar-se á arte de Pepe Hillo
(NOTA : Pepe-Hillo,
aliás José Delgado y Gálvez, nasceu em 1854 e faleceu no dia 11 de Maio de 1801
na praça de touros de Madrid. Inovou a arte do toureio.
PARA SABER MAIS :
Livro
de Julio Nombela : «Pepe-Hillo :
memorias de la España de pan y toros», disponível no sítio da
Biblioteca Taurina de Castilla y León.
LINK :
https://bibliotecadigital.jcyl.es/bdtau/es/consulta/registro.do?id=14523) nas corridas da provincia do seu nascimento e de Cordoba, sendo a primeira corrida formal em que tomou parte na cidade de Arjona, Cordoba.
Achava-se presenciando
uma corrida em Ubeda (NOTA : Úbeda) e
desceu a arena, vestida com calças de homem, e poz diversas bandarilhas a um
dos touros, conquistando uma delirante ovação e fazendo com que o espada da
corrida, Luiz Ramirez ('El Pollo') (NOTA
: Luis Ramírez «El Pollo de Granada») ficasse enthusiasmado e se
encarregasse para o futuro da educação toureira da Reverte.
Com o fato de toureiro, toreou a primeira vez em Alcaraz em 6 de setembro de 1900 e desde então tem trabalhado nas praças de touros de Madrid, Saragosa, Barcelona, Jaen, Liñares, Cadiz, Gijon, badajoz, Ubeda, Carolina, Oviedo, Valdepeñas, Granada e em outras praças de Hespanha, Portugal e França.
Em 1901, toureando em Infante, provincia de Ciudad Real, foi colhida por um touro, recebendo grave ferimento na verilha esquerda, que a obrigou a guardar o leito durante 38 dias.
Para que se faça idéa da acceitação que tem tido La Reverte, diremos que em 1902 toreou em 38 corridas, em 1903 em 40, em 1904 em 42 e em 1905 em 50.
Tal é, a
grandes traços, a biographia de La Reverte, que os cariocas têm admirado n'esta
temporada e que tanto enthusiasmo tem provocado pela sua coragem e pela sua
arte.
(NOTA : PARA SABER MAIS sobre María Salomé Rodríguez Tripiana “La Reverte” (1878-1942):
LINKS :
https://www.abc.es/archivo/abci-reverte-torero-travestido-engano-espanoles-sexo-durante-20-anos-202109060102_noticia.html
https://www.iealmerienses.es/Servicios/IEA/edba.nsf/xlecturabiografias.xsp?ref=691
ANTONIO HERRERA
(Anillo)
Nasceu em Sevilha em 1873.
Aos 16 annos principiou, como todo os aficionados, recorrendo (NOTA : percorrendo ?) todas as villas da provincia de Estremadura, asistindo á "tienta" de rezes bravas.
Em 1890
toureou pela primeira vez em Madrid como bandarilheiro do mallogrado Francisco
Pinheiro «gavira» (NOTA : Francisco
Piñero Gavira, 1873 - 1898.
PARA SABER MAIS : https://elmuletazo.com/2018/10/15/la-tragica-historia-de-francisco-pinero-gavira-el-primer-torero-doctorado-en-la-condomina-de-murcia-por-julian-hernandez-ibanez/ ) e no mesmo anno em Saragosa com o mesmo espada. Em 1891 toureou em Sevilha e em 1892 embarcou para a America, toreando em diversos logares e actuando de matador de novilhos em varias praças do Mexico, regressando á Hespanha em 1902 onde toureou até 1904, época em que embarcou para os Açores, Ilha Terceira, toureando alli em 4 corridas e depois em diversas praças de Portugal.
EDUARDO CERCÓ
(Punteret)
Nasceu em Sevilha no anno de 1876.
Despertou-se-lhe afição na edade de 14 annos e toureou pela primeira vez, formalmente em Aracena, Aroche, Calaña e Huelva em 1892 e em 1893 passou a Portugal onde tem trabalhado em todas as praças do velho reino.
Em 1902 foi
contratado pelo infortunado cavalheiro Fernando de Oliveira e com elle veiu ao
Rio de Janeiro, trabalhando aqui em 14 corridas e 6 em São Paulo, com geral
acceitação.
LUIZ CÉSPEDES GÓMEZ
(Granito)
Nasceu em La Carolina, (NOTA : La Carolina, Olavide, 25) Jaén, no dia 4 de setembro de 1878, e a primeira vez que vestiu o «trajo de luces» (NOTA : traje de luces) para tourear, foi no mesmo lugar do seu nascimento, em duas corridas em beneficio das victimas da guerra de Cuba.
Depois, continuou toureando com matadores de primeira categoria em muitas praças de importancia de Hespanha e de Portugal.
«El Granito» (NOTA : Granito) sentiu despertar-se afição em si ao ver tourear a Maria Salomé, La Reverte, á qual tem acompanhado em diversas occasiões.
ALEXANDRE VIEIRA
Nasceu á 12
de julho de 1883, na formosa villa de Azambuja, proximo de Lisboa, e fez a sua
estréa na praça de Almada em 22 de setembro de 1902, toureando depois em Alges,
Azambuja, Villa Franca, Galega, Nazareth, Mafra, Sines, Aviz, Linea, Porto, Moita,
Setubal, Sacavem, Santarem, Figueira da Foz, Cascaes, Caldas de Vizela, etc., e
no Brasil, em S. Paulo e no Rio de Janeiro, onde os aficionados têm tido
occasião de applaudil-o.
JOÃO DE OLIVEIRA
É natural de Lisboa, onde nasceu á 16 de novembro de 1887.
Debutou na praça de Alges em 22 de setembro de 1902, continuando a tourear como amador, nas praças de Nazareth, Azambuja, Moita, Mafra, Villa Franca, Sines, Villa Viçosa, Paço d'Arcos, Sacavem, Almada, Figueira, Setubal, Vizella, Abrantes.
A primeira vez que vestiu o trajo de troureiro foi em Villa Viçosa, em 1903, e obteve as honras da tarde pelo seu trabalho.
No Brasil tem trabalhado, á satisfação do publico, no Rio de Janeiro e São Paulo.
FRANCISCO BARREIRA
(Morgado de Cóvas)
O arrojado artista que tantos e merecidos applausos tem sabido conquistar entre nós, pela sua coragem e pelo seu conhecimento do troureio, nasceu em Ponte de Lima, onde toureou pela primeira vez em 16 de julho de 1899, com o mais brilhante successo, que tem tido sempre em augmento de todas as vezes que se tem apresentado perante o publico em quasi todas as praças de Portugal, pois são rarissimas as que elle não tenha trabalhado, já como amador ou como artista.
Morgado de Cóvas recebeu a alternativa das mãos de Fernando Ricardo Pereira, na praça do Campo Pequeno, em 1904 e ultimamente na grande corrida dada em Madrid em honra do presidente Loubet toureou dous touros «de puntas» com uma valentia e uma arte tão extraordinarias, que o publico lhe fez uma delirante ovação e o presidente da Republica Franceza o presenteou com uma valiosa recordação.
Morgado de Cóvas é tambem um caçador apaixonado, distincto sportsman e um finissimo cavalheiro que a todos captiva pela sua affabilidade e gentileza.
In REVISTA DA SEMANA - Edição Semanal do JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro - 11 de Fevereiro de 1906
https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/025909/per025909_1906_00300.pdf