19 E 20 DE OUTUBRO DE 1913 - FARO : O CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO PROMOVE DUAS EXCELENTES CORRIDAS...

 
Biblioteca nacional de Portugal

Touradas em Faro

            Apezar do tempo não oferecer as condições que se precisam para entretenimentos desta ordem, realizaram-se no domingo e segunda feira as duas touradas que já aqui anunciamos.

            Os touros da primeira corrida pertenciam ao sr. dr. Rodrigo Vaz Monteiro, e os da segunda ao sr. dr. Afonso de Sousa. O notavel cavaleiro José Bento de Araujo foi o promotor das duas corridas.

O cavaleiro José Bento de Araújo em Portugal.
Biblioteca nacional de Portugal

            Registamos com muito prazer a boa noticia de que ambas elas excederam toda a espetativa (sic) da cidade de Faro. É que foram sem duvida duas corridas excelentes, com belos artistas e gado primoroso. Os tres cavaleiros, que eram José Bento de Araujo, Morgado de Covas e Manuel Peres Rodriguez, colheram vastos aplausos, e os bandarilheiros, especialisando Manuel dos Santos, Antonio Trujillo (Malagueño) e Eduardo Cercó (Puntaret), portaram-se com valentia e arte. É preciso acentuar que nestas corridas se distinguiram tambem, colhendo extraordinarias ovações, os moços de forcado, entre eles o celebre Mefirra, e executaram trabalhos soberbos os dois Garrafões, celebres campinos a cavalo, que produziram no publico os maiores entusiasmos.

            E seriamos injustos se não deixassemos aqui uma referencia especial ao famoso cavaleiro Morgado de Covas que, com o seu riquissimo cavalo, executou numeros duma habilidade rara e duma audacia assombrosa.

            Foram, pois, duas corridas, que decerto deixaram no publico de Faro as mais gratas impressões.

In O HERALDO, Faro - 22 de Outubro de 1913