Touradas em Faro
Apezar do tempo não oferecer as condições que se precisam para entretenimentos desta ordem, realizaram-se no domingo e segunda feira as duas touradas que já aqui anunciamos.
Os touros da
primeira corrida pertenciam ao sr. dr. Rodrigo Vaz Monteiro, e os da segunda ao
sr. dr. Afonso de Sousa. O notavel cavaleiro
José Bento de Araujo foi o promotor das duas corridas.
Registamos com muito prazer a boa noticia de que ambas elas excederam toda a espetativa (sic) da cidade de Faro. É que foram sem duvida duas corridas excelentes, com belos artistas e gado primoroso. Os tres cavaleiros, que eram José Bento de Araujo, Morgado de Covas e Manuel Peres Rodriguez, colheram vastos aplausos, e os bandarilheiros, especialisando Manuel dos Santos, Antonio Trujillo (Malagueño) e Eduardo Cercó (Puntaret), portaram-se com valentia e arte. É preciso acentuar que nestas corridas se distinguiram tambem, colhendo extraordinarias ovações, os moços de forcado, entre eles o celebre Mefirra, e executaram trabalhos soberbos os dois Garrafões, celebres campinos a cavalo, que produziram no publico os maiores entusiasmos.
E seriamos injustos se não deixassemos aqui uma referencia especial ao famoso cavaleiro Morgado de Covas que, com o seu riquissimo cavalo, executou numeros duma habilidade rara e duma audacia assombrosa.
Foram, pois,
duas corridas, que decerto deixaram no publico de Faro as mais gratas
impressões.
In O HERALDO, Faro - 22 de Outubro de 1913