5 DE DEZEMBRO DE 1897 - RIO DE JANEIRO: UMA CORRIDA EXCELENTE EM DIA DE SOL

 

Biblioteca nacional do Brasil


Tauromachia

O esplendoroso sol que se mostrou, desde as primeiras horas de hontem, na epiderme anilada de um céo immaculado, trouxe a satisfação para os amantes da tauromachia, pois promettia uma tarde sem chuva. E a promessa foi rigorosamente cumprida.

Era bello ver-se a alegria e a boa disposição com que enchiam o bello edificio milhares de pessoas, sedentas das impressões de um torneio brilhante.

Ás 3 17" horas os camarotes e a sombra regorgitavam, achando-se a praça quasi completamente cheia.

Attrahindo a attenção geral, sôou alegremente a corneta ás 3 horas e 45 minutos, e a esplendida cuadrilla deu entrada na arena, marchando, cheia de garbo, aos sonoros rhythmos de um lindo dobrado.

Terminadas as observancias do uso, sôou novo signal, e um touro negro, de bella estampa, investindo quatro vezes sobre Alfredo Tinoco, recbeu do sympathico cavalleiro tres farpas e um ferro curto.

Comquanto não fosse o bicho dos melhores, deu ensejo a Tinoco de exhibir a sua reconhecida pericia.

O 2º touro, puro, coube a Calabaça e Morenito. O primeiro, aproveitou nelle dois pares de bandarilhas, um dos quaes muito bem apontado, excellente mesmo, podemos affirmar, inutilizando, porém, outros dois pares e deixando duas bandarilhas no cachaço do bicho e duas na arena. O segundo portou-se muito bem, aproveitando quatro pares de ferros curtos, tres dos quaes bem apontados, e fazendo jús, por isso, aos repetidos applausos da multidão. O bicho foi seguro á unha sem offerecer muita difficuldade.

O 3º, de muito pé, patenteou pouca vontade. Sendo destinado ao cavalleiro José Bento (de Araújo), recebeu deste quatro farpas, e um ferro curto tão bem applicado que os espectadores applaudiram com enthusiasmo indescriptivel.

Veiu o 4º para El Gordito, que lhe deixou no cachaço cinco pares de bandarilhas, quatro das quaes bem apontadas. Inutilizou, todavia, um par, deixando uma no bicho e outra na arena.

Gostámos immensamente do trabalho desse joven artista.

Gordito saccou ainda muitos passes com desembaraço e calma.

Dado o signal, Francisco Ferreira fez uma bonita péga.

O touro foi bom.

Gordito recebeu muitos applausos da multidão, que não se cansava de jogar na rena chapéos, charutos e o vil metal.

O 5º bicho, genioro e de muito pé, veiu para Calabaça, Pontes e Cruz. O primeiro aproveitou nelle quatro pares de ferros curtos, um dos quaes bem apontado, e inutilizou um par, deixando um ferro no touro e outro na arena. Cruz applicou-lhe dois pares, um dos quaes bem apontado, e Pontes inutilizou dois pares.

Finalmente o 6º de muito pé, foi o melhor. verdadeira féra, patenteou grande braveza, investindo incessantemente sobre os estimados cavalleiros Tinoco e José Bento (de Araújo), que o enfeitaram bastante, debaixo de ovação delirante, phrenetica e interminavel de todos que lá se achavam. Tinoco applicou-lhe quatro farpas, uma das quaes muito bem apontada, e dois ferros curtos bem apontados, e José Bento (de Araújo) aproveitou tres farpas e dois ferros curtos bem apontados.

Cada ferro applicado por estes cavalleiros fazia redobrar o delirio e o enthusiasmo de todos.

Ainda se ouvia a ovação do publico, quando correu a triste nova de que José Bento (de Araújo), na occasião de apear-se, machucara a perna esquerda; acreditamos, porém, que o acidente não tem importancia e fazemos votos para que não a tenha.

Fogo! fogo! gritaram no intervalo do 4º para o 5º touro. E o panico ia se produzindo, mas não se deu, em consequancia de se ter verificado que fogo não havia. Uma simples pilheria... de máo gosto.

Ás 5 horas e 35 minutos terminou a festa, retirando-se todos com a satisfação de quem teve uma tarde cheia.

Uma importantissima novidade está preparada para depois de amanhã, na praça das Laranjeiras.

É nada menos que uma tourada que começará ás 9 horas da noite e em que serão lidados seis touros dos mais bravos.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 6 de Dezembro de 1897