20 DE JUNHO DE 1897 - RIO DE JANEIRO: BOA CORRIDA COM ARTISTA NOVO E GATUNO VELHO NA PRAÇA CARIOCA

 

Biblioteca nacional do Brasil


PALESTRA

Da tourada pouco direi. Foi magnifica! Alfredo Tinoco esteve arrebatador e José bento (de Araújo) corcoveou com muito arrojo em volta de um touro um tanto refractario.

Outro cavalleiro, chamado Adelino, se apresentou na praça e metteu alguns ferros com muita felicidade. Teve uma verdadeira ovação. Um aficionado, que se achava perto de mim, disse em voz alta: Este é do Porto; tem meio caminho andado... Ignoro o alcance dessa phrase. A verdade é esta: Adelino está longe de ser elegante como Tinoco e communicativo como José Bento (de Araújo), mas é um artista.

O Gordito não me pareceu tão gordo como no domingo passado: é um rapagão; infelizmente foi desfeiteado por um boi, que arrefeceu o enthusiasmo dos espectadores. Maldito boi! Em compensação, o Chispa esteve de uma felicidade incrivel, e o Cara Linda fez uma péga de cara que... Não! não falemos das pégas de cara, pois não sei de nada mais brutal nem mais estupido.

Emfim! uma boa tourada!

NOTA

Nas touradas que se effectuaram hontem, ás 5 1/2 da tarde, o conhecido gatuno Manoel Rios, aproveitando-se da agglomeração do povo, todo embebido nos torneios, tentou roubar um dos espectadores. Mas o infeliz gatuno foi agarrado poderosamente pelos agentes Joaquim Carlos e Oscar e levado ao xadrez da 9ª circumscripção. O refinado tratante quiz ver se escapava por varias vezes, mas viu-se estreitado em braços de ferro.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 21 de Junho de 1897