Biblioteca nacional do Brasil |
PALESTRA
Troquei a segunda parte do concerto pelas touradas... - Barbaro! dirão alguns dos meus leitores. Paciencia. Outros foram mais barbaros do que eu: nem á 1ª parte assistiram.
Que querem?... não resisto a uma corrida de touros, - e muita gente pensa como eu, porque a praça estava completamente cheia.
Magnifica tourada! Tinoco e José Bento (de Araújo) estiveram ambos muito felizes e foram delirantemente applaudidos. El Gordito portou-se como um catita, como se diz em Lisboa. El Chispa, coitado, é que teve por sorte um boi levado de todos os diabos, que não lhe deu ensejo para brilhar como de costume.
Houve tres bonitas pégas de cara, exercicio que, no meu entender, é a sombra negra daquelle divertimento, e a estréa de tres artistas, dois pretos e um branco, este vestido de mulher; são tres homens corajosos, mas não me agradaram, porque nem a praça de touros é precisamente um circo de cavallinhos, onde são admissiveis os palhaços, nem a nobre arte de tourejar se presta a parodias e arremedilhos.
Não admitto na mesma arena um Alfredo Tinoco e um Pai Paulino.
A.A.
Tauromachia
Tarde magnifica! Esplendida tourada!
Immensa foi a concurrencia que teve hontem a praça de touros do Boulevard; casa cheia a deitar fóra. O que ha de melhor na nossa sociedade concorreu aquelle divertimento para mais uma vez applaudir os corajosos cavalleiros Alfredo Tinoco e José Bento (de Araújo) e a sua afamada cuadrilla e desejosa tambem de apreciar a annunciada estréa de Pai Paulino e sua troupe, que foi a nota alegre da festa.
Após as formalidades costumadas, entraram successivamente na arena, na ordem designada pelo programma, os seis bichos, que foram perfeitamente lidados pelos dois laureados cavalleiros, pelos afamados bandarilheiros e pelos intrepidos moços de forcado.
Anciosos, porém, esperavam os afficionados a entrada do setimo bicho, que, conforme o programma, tinha de ser lidado por Pai Paulino e a sua troupe.
Chegada a hora desejada, entraram na arena, tres figuras exoticas, vestidas a caracter e que, ao som de um bem executado maxixe, fizeram tregeitos e mesuras, cumprimentando assim a enorme multidão que os aguardava.
Finda essa formalidade, deu o intelligente o signal de entrada parao bicho, que foi magnificamente lidado por Pai Paulino e seus auxiliares, arrancando dos affisionados estrepitosos applausos o seu trabalho realmente admiravel.
IN O PAIZ, Rio de Janeiro - 5 de Julho de 1897