Biblioteca nacional do Brasil |
Tauromachia
Mais uma festa realizou hontem a empreza do Boulevard, e esta em beneficio do sympathico cavalleiro Avelino de Faria, que teve occasião de apreciar a estima em que o tem o publico fluminense.
A praça, elegantemente ornamentada, achava-se repleta de afficionados distinctos e de não menor numero de jagunços, que deliciram os conselheiros com as suas pilherias sensaboronas.
Á hora marcada soou o clarim e, após todas as formalidades de praxe, novo signal foi dado para ter começo a lide, a cavallo, por Tinoco, o hbail e arrojado cavalleiro, que sempre merece applausos, ainda mesmo quando o bicho não se presta ás sortes, como hontem aconteceu.
Para Avelino de Faria foi dado o 3º animal, que não era bom e não deixou o cavalleiro mostrar o seu reconhecido valor. Ainda assim, o artista fez o que póde, agradando o publico com o seu trabalho regular e consciencioso.
Calabaça não quer mais desmentir a sua fama e ainda o vimos trabalhar com gosto e pericia, a despeito mesmo do arranhão que levou, não o impedindo isso de farpear o animal. Valeu-lhe esse trabalho uma estrondosa ovação de conselheiros, jagunços e afficionados, todos em côro, e que o deixaram conrtente, embora a gemer...
Chispa e Gordito agradaram o publico com o seu trabalho, sempre bom, e por isso bem applaudidos. El Chispa, porém, foi infeliz na occasião em que tomava a trincheira; deixou-se cair e foi apanhado pelo touro, que o esfregou á vontade.
Morenito, Manoel Pontes e Francisco Cruz trabalharam bem e foram applaudidos, recebendo, entretanto, algumas vaias da jagunçada, que nem sempre (valha a verdade) são descabidas.
José Bento (de Araújo) lidou com coragem o 6º animal, o que lhe valeu repetidos applausos, embora o touro fosse aparentado com o que primeiro teve entrada na arena.
O valente José Cabeça realizou mais uma péga magistral, soberba, que arrancou os mais calorosos applausos, chegando o delirio dos afficionados ao ponto de atirarem á arena chapéus de cabeça de sol, bengalas e tudo quanto lhes era possivel atirar com esperança de rehaver.
Releve-se-nos dizer a José Cabeça que a sua intrepidez diante do touro mais feroz já está sobejamente demonstrada. Descance um pouco desse trabalho de pégas, que nos podem privar um dia de assistir aos seus trabalhos, sempre tão merecidamente applaudidos.
Aqui ficamos, anciosos pelo domingo proximo, em que se beneficia o inimitavel Pai Paulino.
In O PAIZ, Rio de Janeiro - 27 de Setembro de 1897