SPORT
Tauromachia
Consummatum est!...
Com a corrida realizada hontem, terminou a presente
temporada tauromachica.
Para gaudio do cavalleiro José Bento (de Araújo), director da cuadrilla, juro que, salvo alguns senões, a temporada foi excellente, deixando gratas recordações entre os bons aficionados.
Com esta declaração espontanea, nascida do calor de minha justiça verdadeira, não se deve desvanecer a empreza, nem tampouco dormir sobre os louros colhidos.
Ao contrario, deve apresentar-se sempre forte, pois que, tendo um cartel onde figurem cavalleiros como Serra, matadores como Segurita e Machaquito, os aficionados á arte de Montes encherão sempre todas as dependencias da praça.
A aficion augmenta dia para dia, e se José Bento (de Araújo) quizer corresponder ao favor que todos lhe dispensam, proporcionando-lhes conhecer diestros de reconhecido merito (como os que actualmente figuram em sua cuadrilla), não ha duvida que ganhará maiores sympathias, fama de emprezario conscencioso e não poucos contos de réis.
Dentro de cinco dias, regressam a peninsula Segurita, Machiaquito, Vieira, Santos, Pingeiro, Canario e Nobre Infante.
A todos estes desejo feliz viagem e muitos triumphos em sua arriscada arte, estando certo dde que são tambem os votos dos muitos amigos e admiradores que aqui deixam.
A tourada de hontem foi magnfica: não faltou sol, nem alegria, nem... peripecias.
Os bichos (prevenidos talvez por algum cabestro de la manada que, pela ultima vez, iam ser lidados) demonstraram mais pujança, mais nobreza e mais vontade.
Dentre elles sobresahiu o setimo, da ganaderia de Estevam de Oliveira, que foi mesmo codicioso e com muito pé.
(José) Bento (de Araújo) e Serra, que tiveram de lidal-o adornaram-lhe o morrilho com onze ferros bons, sendo um de castigo posto na cruz por Serra e outro de cara por José Bento (de Araújo).
Durante a lide deste touro, Santos teve dous opportunos quites a corpo limpo e Machaquito outro superior a ponta de capote.
Nobre Infante e Lemos, aos quaes coube o quinto touro, estiveram infelizes.
Infante fez o que pôde, demonstrando valor e conhecimento, logrando apenas cravar um ferro, e Lemos fisgou outro, desastradamente, em logar pouco proprio do bichano.
O quarto touro, que sahiu da gaiola com um atrazo de vinte minutos, foi destinado a Segurita e Machaquito, dando Vieira bem um salto de vara.
Segurita entrou duas vezes a bandarilhar, retirando-se sem resultado, para voltar depois a citar a féra com um par curto.
Ao terminar a sorte, foi colhido e atirrado longe pelo animal, felizmente sem consequencias funestas.
Segurita, logo em seguida, tomou um capote e demonstrou, na propria cabeça do bicho, que tem valor, sangue frio e muito conhecimento da arte, emquanto Machaquito cravava par e meio no bicho e o passava de capa, como o propio Juan Molina nos seus melhores tempos.
Um e outro forram applaudidissimos.
No terceiro touro, Frini fez um quite superior a corpo limpo.
Vieira foi bem, trabalhando muito e com acerto.
Santos demonstrou mais uma vez que ha quem o eguale a correr, apesar de ter muito valor.
Canario muito infeliz e Pinheiro regular.
José Ponciano, que trabalhou de vetto, cravou tres ferros em defesa do cavallo que montava.
Russo e Pouca Roupa fizeram duas boas pegas, e a outra, boa tambem, do forcado novato José de Aragon.
Resumo: — A tourada boa; Serra (que montava um cavallo novo, educado por elle) superior; (José) Bento (de Araújo) como sempre, com muito vigor; Segurita e Machaquito mais bravos que bravissimos.
E ????? (NOTA: Ilegível) nova temporada.
Justo Verdades.
In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 4 de Março de 1907