21 DE OUTUBRO DE 1906 – RIO DE JANEIRO: TOURADA COM ARTISTAS NOVOS E VELHOS, MAS TODOS BONS (na imprensa brasileira)


 

SPORT

Tauromachia

O dia de hontem...

Ah! O dia de hontem foi simplesmente soberbo!

O sol, dourando o cume dos rochedos, ia soltando as rutilas madeiras.

Era tudo uma fanfarra jovial, estridula, alegre.

O redondel, embora estivesse como o cocuruto do José Bento (de Araújo), isto é, com alguns claros, valia ouro, pela alegria esfusiante e communicativa que lhe emprestara o sol que se dera ao luxo de ficar no alto, impassivelmente luminoso, langorosamente festivo, até ao fim da funcção.

A nota alacre dos vestuarios femininos vibrou, predominando o traje branco, a destacar-se aqui e alli nas nuvens de macambuzios que ainda têm a telha de vestuario preto.

Toilettes claras alegravam immenso aquella vastidão da praça, destacando-se uma manola trajada a caracter, con su mantilla e sus claveles... tão guapa e tan chirigotera... que nos arrrancou uma exclamação enthusiasta:

— Bemdita sea tu tierra...

Parecia que estavamos em plena Sevilha, com todos os matadores do estylo...

Mas não ha espaço hoje para divagações; vamos dar conta do nosso recado crítico.

José Bento (de Araújo), em conjuncto, esteve superior; nunca envelhece, passam-se os dias e os annos, e em vez de perder energia e pujança na dificil arte de Tinoco, rejuvenece, adquire alma e vapor, e trabalha com mais alegria do que nos seus bons tempos; José Bento (de Araújo) valerá sempre, e por muitos e muitos annos colherá palmas.

Simões Lessa deu conta do recado, com a galhardia que o distingue, embora estivesse um pouco desacertado, ao cravar dous ferros, sem partil-os. Machaquito demonstrou, palpavelmente, que não é erroneo o juizo da imprensa desde o dia em que tivemos o prazer de vel-o tourear no nosso circo tourino. Toureando, é elegante e sereno, sabe chegar á cara da féra e estender os braços. Hontem fez um preparo (???) digno de (???) e quebrou um par com as liligramas (???) que sabe fazer.

Segurita, muito bem nas bandarilhas e na sorte da muleta. É um toureiro que promette, emboraa algumas vezes perca a calma e seus nervos não o deixem ficar quiero, prejudicando a lide. Para ficar completo, falta-lhe socego... Porque não pára os pés? Receio? Não accreditamos. O muchacho vale, mais podia valer mais.

Vieira vale um thesouro, crava muito bem, estende os braços, sabe executar com ordem, a (???) TEXTO COMPLETAMENTE ILEGÍVEL A PARTIR DAQUI.


In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro – 22 de Outubro de 1906