![]() |
Biblioteca nacional de Portugal |
AS FESTAS EM SANTAREM
Inauguração da nova praça de touros
Está em festa a pittoresca cidade de Santarem.
É hoje que se realisa ali a inauguração da nova praça de touros, de construcção moderna; é solida, commoda e apparatosa, e ficará sendo, sem duvida, a melhor praça do Ribatejo.
Para dar maior brilhantismo a esse acontecimento tauromachico, constituiu-se uma commissão composta de illustrados cavalheiros de Santarem, Almeirim e diversas povoações proximas, á frente da qual se encontra o distincto lavrador sr. Conde de Sobral.
Essa commissão não se tem poupado a exforços a fim de que se faça uma festa digna de uma cidade importante como é Santarem.
Os monarchas, que sempre da melhor vontade se prestam a presidir a estas festas, tambem auxiliaram a commissão, promettendo-lhe comparecerem a ellas.
Entre os commerciantes, agricultores, industriaes, operarios e demais habitantes da cidade de Santa Iria, foi aberta uma subscripção para occorrer ás despezas a fazer com os festivaes. Em pouco tempo essa subscripção subiu a perto de 800$000 reis.
Damos em seguida um resumo dos festejos, que começaram hontem á noite com marche aux flambeaux que, partindo ás 8 horas do lado da Penitenciaria, precorreu as ruas principaes até á Ribeira, atravessando a magestosa ponte, indo a Almeirim cumprimentar os membros da commissão presidencial, srs. conde de Sobral e Manuel Andrade.
Hoje, 20: - Alvorada por differentes bandas de musica. Ás 9 horas chegada de suas magestades. Ás 10 horas Te-Deum no sumptuoso templo do Seminario. Ás 11 horas recepção. Ao meio dia, almoço offerecido a suas magestades, pela commissão presidencial, na sala da antiga junta geral. Ás 2 horas parada agricola no Campo de Sá da Bandeira, partindo o cortejo do passeio das Amoreiras e desfilando deante do pavilhão real em direcção á calçada do Monte. Ás 5 horas inauguração da praça de touros. Ás 8 horas jantar de gala. Ás 11 horas partida de suas magestades para a capital, organisando-se n'essa occasião uma serenata no Tejo, entre o penedo de Santa Iria e o bairro d'Alfange, em que devem tomar parte a Sociedade Recreio Ribeirense, a Academia Bellini e outras bandas de musica.
Como acima dizemos, a inauguração do novo circo taurino terá logar ás 5 horas da tarde, sendo corridos 10 touros pertencentes ao sr. conde de Sobral, que generosamente os offereceu para esta corrida.
O pessoal que n'ella toma parte é o seguinte:
Espada: - Fernando Lobo (Lobito).
Cavalleiros: - Alfredo Tinoco e Manuel Casimiro.
Bandarilheiros: - João Calabaça, João Roberto, Vicente Mendez (Pescadero), Raphael Peixinho, José dos Santos e José Martins (Azeiteiro).
Forcados: - O valente grupo do Julio da Rafôa.
A segunda corrida effectua-se na proxima quinta feira, 24, correndo-se 10 touros do afamado lavrador Maximo Falcão.
Espada: - Francisco Gonzalez (Faico).
Cavalleiro: - José Bento (de Araújo).
Bandarilheiros e foreados os mesmos da primeira corrida.
A Tourada far-se-ha representar nos festejos e nas corridas por um dos seus redactores.
In A TOURADA, Lisboa - 20 de Maio de 1894