12 DE JUNHO DE 1910 - LISBOA: A FESTA DO CAVALEIRO JOSÉ BENTO DE ARAÚJO ANTES DA SUA PARTIDA PARA O BRASIL




A FESTA DE JOSÉ BENTO (DE ARAÚJO)

José Bento d'Araujo, pelas suas tradições notaveis, pela sua maneira de ser, pelo seu arrojo e arte, tem muitos amigos e admiradores que não deixam nunca de assistir á sua festa annual no Campo Pequeno, cobrindo-o de applausos e enchendo-o de brindes.

Este anno a festa do eximio cavalleiro tauromachico realisou-se no domingo 12 de junho. Além do festejado, tomaram parte na lide o espada Bienvenida, tão apreciado pelo publico, que fez um magnifico trabalho, os bandarilheiros Cadete, Francisco Xavier, Ribeiro Thomé, Maera e Punteret e o cavalleiro Eduardo de Macedo.

Apresentou-se tambem o amador sr. Adolpho Machado, que se mostrou denodado e metteu alguns ferros de valor.


Um dos reclames á festa era a exhibição dos saltadores landezes, que se apresentaram na arena dando apenas um d'elles um salto de trascuerno e sendo os outros orbigados a trabalhar pela auctoridade ante o protesto do publico, que não se contentava com o simples salto d'um dos landezes. Por fim tudo acabou bem, não fazendo isto, por fórma alguma desmerecer a festa do arrojado cavalleiro, que tantas sympathias conta entre os affeiçoados ao toureio.

O cavaleiro José Bento de Araújo citando o touro.

Ouviu muitos applausos, após o incidente, sendo o seu trabalho magnifico, feito com arte e denodo, com uma serenidade que agradou e levou os espectadores a festejal-o enthusiasticamente.


José Bento (de Araújo), com a sua festa, despediu-se do publico de Lisboa, pois parte dentro em breve para o Pará onde o esperam novos triumphos.

Bienvenido no trasteio de capote.

In ILLUSTRAÇÃO PORTUGUEZA, Lisboa - 20 de Junho de 1910

NOTA:
Fotos de Benoliel.