19 DE JUNHO DE 1898 - RIO DE JANEIRO: UMA TOURADA EXCEPCIONAL NA PRAÇA DE TOUROS NAS LARANJEIRAS (na imprensa brasileira)

 
Praça de touros (ao fundo) nas Laranjeiras, Rio de Janeiro

SPORT

TOUROS 

Na corrida de domingo, o primeiro e o ultimo touros vieram, respectivamente, para Tinoco e José Bento  (de Araújo), o que quer dizer que não foi absolutamente no meio que ficou... a virtude.

Tinoco, muito sereno e muito correcto, picou a sua féra como em um dos seus melhores dias: uma tira, duas meias-voltas e uma estribeira. Bom, variado e limpo. O touro presenteou um forcado com um boléo muito merecido, e deixou-se pegar, em regra, por um rapaz de uma cana.

O segundo bicho, claro e brando, offereceu uma boa gaiola a Calabaça e lá foi aguentando uma ou outra bandarilha do Felix e do Rocha, para os não desgostar. Não foi pegado, e estava mais nas condições do que o primeiro: o que não tem de ser tem muita força.

O terceiro coube ao novilheiro  Oliver e ao espada Rodriguez. Nada de notavel, a não ser um pouco do trabalho de muleta do Ezequiel, que preparou uma péga fraca.

Seguiu-se o intervallo, durante o qual um espectador do sol e um mantenedor da ordem discutiram acaloradamente sobre um ponto controverso da esthetica taurina. Os amadores de touros e de rolo gritaram á unha! e a auctoridade mandou tocar a recolher.

O quarto touro sahiu para Morenito e Cruz. Apezar de muito e muito bem citado, o bicho pouco deu; distinguindo com grande lucidez a capa molle e as bandarilhas duras, guiou a orelha, desde a sahida para o Morenito, com quem parece que tinha contas a ajustar. E o caso é que não se prestou a concorrer, pela segunda vez, para novo brilhareto do bravo bandarilheiro.

O quinto bicho coube aos excentricos. Deu dous boléos na madama e foi pegado pelo Antonio, n'uma pega de arromba: o valente rapaz citou com gana, cahiu bem, repôz-se melhor e aguentou-se como um catita. Um decidido!

O ultimo touro foi picado por José Bento (de Araújo) com grande coragem e muito brilho. Touro de bom sangue e muito pe´, recargando sempre, a ponto de, de uma feita, suspender com a haste a perna do ginete, foi enfeitado com dous ferros á garupa, tres meias-voltas, uma das quaes terminada em tira, e um par de curtos á tira, como ninguem faz melhor.

Esta ultima sorte foi offerecida ao Julião Machado e a toda a imprensa pelo bravo cavalleiro, que traduziu o enthusiasmo da saudação e o firma proposito de honral-a brilhantemente atirando o seu tricornio á altura dos camarotes e gritando: "Isto, só assim!" E a sorte foi de tal ordem que o publico, de pé, fez ao José Bento (de Araújo) uma ovação a que nos associamos orgulhosos e agradecidos.

Para domingo prepara-se uma tourada com attractivos extraordinarios. É em homenagem á commissão executiva das festas do Centenario da India, a qual comparecerá em camarote especial, bem como o illustre representante de Portugal e outras pessoas gradas que vão ser convidadas.

In GAZETA DE NOTICIAS, Rio de Janeiro - 21 de Junho de 1898