13 DE JUNHO DE 1897 - RIO DE JANEIRO: UM HOMEM DE LETRAS NARRA A TOURADA NA PRIMEIRA PÁGINA (na imprensa brasileira)


 

Biblioteca nacional do Brasil

PALESTRA

Fui hontem matar saudades da praça de touros.

Viagens e doenças me impediram este anno de corresponder mais cedo ao amavel convite especial que me enviou Alfredo Tinoco.


Estava um bonito dia para uma tourada. O sol, cuja presença é ali indispensavel, tão indispensavelcomo a do intelligente, illuminava alegremente a praça, cheia de uma multidão variada e turbulenta, quasi tão turbulenta como a garotada infrene do Theatro Lyrico. Mas a vozeria, as assuadas, os assovios, em uma palavra, o barulho, tambem é condimento imprescindivel n'uma tourada.

Assim, com parte do seu madeiramento ignobil encoberto pelos espectadores, aquella desgraciosa caranguejola, feita sem arte, sem gosto, sem preoccupação de architectura, com os seus inverosimeis camarotes pintados de verde e amarelo, chega a parecer uma praça de touros, illudindo a gente com um falso aspecto de elegancia e conforto.

O que nos vale é que nenhuma praça de touros, desde a Real de Madrid até a da ultima aldeia hespanhola ou arlesiana, tem um plafond mais lindo do que a nossa! Que bello céo azul, limpido, sereno, luminoso e sem nuvens.

Alfredo Tinoco e José Bento de Araujo são os dois artitas mais completos que têm pisado em terras de Santa-Cruz.


Hontem era o reapparecimento de José Bento (de Araújo); Tinoco, esse não trabalhou. Eu tinha lido mal o programma: caiu-me a alma aos pés quando o vi por trás da trincheira sem o seu bello vestuario a marialva, sem o cabello empoado, mettido n'um terno de casimira e coberto com um chapéo, de palha como qualquer mortal. Considerei-me roubado. Uma tourada sem elle é — para mim — um vatapá sem pimenta.

José Bento (de Araújo), sempre galhardo, arrojado sempre, de um enthusiasmo rude, mas sincero e communicativo, estava em um dos seus melhores dias; inflizmente os touros poucas sortes lhe proporcionaram. O publico desgosta-se e impacienta-se quando vê um boi refractario; eu não: basta para minha completa satisfação ver um artista, como José Bento (de Araújo), corcovear sobre o seu bello cavallinho em volta do touro, provocando-o com a bandarilha, insistindo, gritando, em risco de ser inopinadamente atacado pela féra! Metter o ferro é para mim questão secundaria desde que o artista patentei exuberantemente o seu arrojo.

As honras da tourada couberam a um estreiante, o espada Manoel Nieto, El gordito, que enthusiasmou os espectadores a ponto de ganhar, á falta de flores, tantos charutos que póde, se quizer, abrir uma charutaria. Tinha agora a sua graça que El gordito não fumasse!

Elle afigura-se realmente um magnifico artista, notavel pelo sangue-frio e pela destreza. Falta-lhe, porém, a condição que julgo indispensavel n'um toureiro: a plastica. É baixinho e gordo como indica a alcunha que lhe puzeram. Admitto que um homem gordo se entregue a todos os misteres, inclusive este de escrever Palestras, mas não admitto que passe um boi á capa sem se sujeitar antes disso ao regimen do Anti-corpulent wine.

El Chispa, que é um excellente capinha, é magro; mas ora ahi está! — de que lhe serve ser magro se tem uma cara de desmamar crianças?

Nos jogos athleticos a belleza das fórmas é um attributo que não se dispensa. Por isso tanto me agrada Alfredo Tinoco, e eu estou ancioso por tornar a vel-o montado, vestido a marialva, empoado, levantando o chapéo de tres bicos n'um gesto digno de um fidalgo da côrte de D. João V.

A.A.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 14 de Junho de 1897