Biblioteca nacional de Portugal |
Praça de Algés
Realisou-se no dia 23, proximo passado, a inauguração d'esta magnifica praça.
A nova praça, que é bastante alegre e espaçosa, importou em trinta e tantos contos de réis, e foi feita por meio de acções, sendo os seus principaes accionistas os srs.: Eduardo Pedroso, Theodoro Pinto Basto e Almeida. O desenho da praça, que é deveras elegante, é devido ao incontestavel talento do sr. Alfredo Bettencourt Mello. Foi empreiteiro o sr. Manuel Mendes Correia, que se torna digno de louvor pela maneira como se houve em cumprimento dos seus deveres no meio das maiores difficuldades com que luctou.
A praça que é de cantaria, ferro e madeira, tem um raio de 100 metros, e é circumdada por uma ampla e formosa avenida.
A praça tem 4 fachadas principaes, duas com 5 vãos e as restantes com 10; 16 portas exteriores dão accesso aos diversos logares para o publico. O redondel mede 19m,80 de raio. O piso levou uma espessura de pedra britada, calculada em 19 a 20 centimetros e logo, depois de bem pisado com um cylindro, uma outra de 7 centimetros de saibro, o qua torna um piso de primeirissima ordem.
O curro é de cantaria e tem logares para 15 touros.
A trincheira falsa 1m,80 de largura.
Tem 66 camarotes, sendo 33 pequenos e os restantes grandes, ao centro d'este fica o camarote real com as respectivas tribunas para as damas e officiaes de serviço.
Por baixo da tribuna real estão os camarotes da auctoridade, club tauromachico e director da praça.
Em frente dos camarotes está o balcão com 1m de largura e com duas filas de cadeiras.
A musica, policia e o intelligente estão collocados por baixo da tribuna real.
O resto da praça é preenchido com os logares de sombra reservada, sombra, sombra-sol e galeria-sol.
Sobre o touril veem-se fauteuils, como na praça do Campo Pequeno.
Tem duas cocheiras para o serviço dos cavalleiros, com 15m de comprido e 3m,50 de largo, pateo para os cavalleiros experimentarem os cavallos antes do começo da lide.
A enfermaria tem uns 5 metros de comprido por 3m,50 de largo.
Ha camarins para cavalleiros, bandarilheiros e forcados, casas para arrecadação, duas toilettes para senhoras, quatro bufetes, quatro sumidouros, casa para guardar arreios, emfim tudo que é preciso n'uma casa d'esta ordem.
Tem agua encanada d'um poço junto ao touril, boccas de incendio para o serviço da rega, etc., etc.
A praça tem lotação para 7:800 almas aficionadas.
Com estes predicados tão importantes, licito é dizel-o que a praça de Algés, pela sua elegancia, pela belleza do passeio e pelas corridas magnificas que deseja apresentar, está considerada uma das primeiras do paiz.
O publico que seja sensato e que glorifique quem conseguiu levar a cabo tão importantissima obra.
La Plaza de Algés es una plaza de toros, pero de verdad, y la otra... es una... plaza de abastos. Pobrecita! No llores más! No te comprimas más!
Viva la plaza nueva! Bendita sea la madre de Diós!
In A TOURADA, Lisboa - 27 de Maio de 1895