José Bento d'Araujo
Após doloroso sofrimento, faleceu hontem o cavaleiro tauromaquico José Bento d'Araujo. Era uma figura de relevo sobretudo nos meios da boemia do seu tempo, tendo-se sempre destacado pela sua originalidade e valentia.
Houve uma epoca em que os ditos e as piadas de José Bento d'Araujo tiveram retumbante sucesso, não sendo poucas das ultimas que chegaram até aos nossos dias, todas elas dando justo e merecido realce á personalidade do malogrado artista.
Como cavaleiro tauromaquico, foi dos mais apreciados e discutidos; e se o seu trabalho nem sempre merecia os aplausos incondicionaes dos "aficionados", caracterisava-o um estilo pessoal, em que a valentia entrava como nota dominante.
Toureou pela primeira vez n'uma vacada, realisada em 1874, na praça da Junqueira. Pouco depois começava a ser notada a sua aptidão invulgar na praça de Santarém, e dentro de alguns anos o Campo de Sant'Ana entregava-lhe os seus primeiros e vibrantes aplausos. N'esta praça e na do Campo Pequeno toureou durante alrgos anos, sendo as suas festas artisiticas das mais concorridas e ruidosas que então se realisaram. Em 1892 toureou pela primeira vez fóra da sua terra, tendo tomado parte em varias corridas em Paris, Nimes, Avinhão e Marselha, merecendo á critica franceza os mais calorosos encornios.
Com Alfedo Tinoco, o grande ??? esteve no Brazil, onde fez sucesso, sendo digna de registo uma das corridas em que tomou parte no Rio de Janeiro, entusiasmando os mais exigentes "aficionados" brazileiros.
Ha alguns anos já que se afastara das lides tauromaquicas, minado implacavelmente pela doença, dedicava-se apenas ao seu negocio de trens de aluguer, dirigindo uma grande e acreditada casa.
O funeral do desditoso cavaleiro realisa-se hoje ás 16 horas, saindo o prestito funebre da egreja do Coração de Jesus, a Santa Marta, para o cemiterio oriental.
O Seculo apresenta á familia de José Bento d'Araujo sinceros pezames.
In O SÉCULO, Lisboa - 3 de Setembro de 1924