1831 - 1887 - LISBOA: JOSÉ BENTO DE ARAÚJO NA ÚLTIMA CORRIDA DA PRAÇA DE SANT'ANNA



HISTÓRIA DAS CORRIDAS E DA PRAÇA DE SANT'ANNA

"A tourada era a fascinação e até daquele modo se afirmava na simpatia popular. Aplaudiam-se os grandes artistas de toureio a cavalo: o Fernando de Oliveira, o Manuel Casimiro, o José Bento de Araújo e os celebrados bandarilheiros irmãos Robertos; os Peixinhos, que já se tinham exibido no redondel do Campo de Santana, onde toureara o conde de Vimioso e os bandos fidalgos."

In "Lisboa, História das suas glórias e catástrofes" - Volume II. Lisboa: Inquérito (pp. 940 e 943) - Martins, R. - 1947.

O Campo de Sant'Anna em 1868.

"Campo de Santana - No mesmo local, onde já em 1767 existira uma pequena praça que não fez história, inaugura-se, em 3.7.1831, a praça do Campo de Santana, sendo lidados nada menos do que dezasseis touros oferecidos pelo rei...


No mês de Dezembro de 1887 realizou-se a última corrida, em que participaram os cavaleiros Casimiro Monteiro, Alfredo Tinoco, José Bento de Araújo e D. Luís do Rego, que enfrentaram touros dos irmãos Robertos."


In "PRAÇAS DE TOUROS". F. Santana & E. Sucena (Coords.), Dicionário da história de Lisboa (pp. 728-729). Sacavém: Carlos Quintas & Associados - Guerra, M. A. - 1994.

NOTA: Informação cedida por Alexandre Ramos, descendente de José Bento de Araújo.