Biblioteca nacional do Brasil
PALESTRA
Fui hontem matar saudades da praça de touros.
Viagens e doenças me impediram este anno de
corresponder mais cedo ao amavel convite especial que me enviou Alfredo Tinoco.
Estava um bonito dia para uma tourada. O sol, cuja
presença é ali indispensavel, tão indispensavelcomo a do intelligente,
illuminava alegremente a praça, cheia de uma multidão variada e turbulenta,
quasi tão turbulenta como a garotada infrene do Theatro Lyrico. Mas a vozeria,
as assuadas, os assovios, em uma palavra, o barulho, tambem é condimento
imprescindivel n'uma tourada.
Assim, com parte do seu madeiramento ignobil encoberto
pelos espectadores, aquella desgraciosa caranguejola, feita sem arte, sem
gosto, sem preoccupação de architectura, com os seus inverosimeis camarotes
pintados de verde e amarelo, chega a parecer uma praça de touros, illudindo a
gente com um falso aspecto de elegancia e conforto.
O que nos vale é que nenhuma praça de touros, desde a
Real de Madrid até a da ultima aldeia hespanhola ou arlesiana, tem um plafond
mais lindo do que a nossa! Que bello céo azul, limpido, sereno, luminoso e sem
nuvens.
Alfredo Tinoco e José Bento de Araujo são os dois
artitas mais completos que têm pisado em terras de Santa-Cruz.
Hontem era o reapparecimento de José Bento (de
Araújo); Tinoco, esse não trabalhou. Eu tinha lido mal o programma: caiu-me a
alma aos pés quando o vi por trás da trincheira sem o seu bello vestuario a marialva,
sem o cabello empoado, mettido n'um terno de casimira e coberto com um chapéo,
de palha como qualquer mortal. Considerei-me roubado. Uma tourada sem elle é —
para mim — um vatapá sem pimenta.José Bento (de Araújo), sempre galhardo, arrojado
sempre, de um enthusiasmo rude, mas sincero e communicativo, estava em um dos
seus melhores dias; inflizmente os touros poucas sortes lhe proporcionaram. O
publico desgosta-se e impacienta-se quando vê um boi refractario; eu não: basta
para minha completa satisfação ver um artista, como José Bento (de Araújo),
corcovear sobre o seu bello cavallinho em volta do touro, provocando-o com a
bandarilha, insistindo, gritando, em risco de ser inopinadamente atacado pela
féra! Metter o ferro é para mim questão secundaria desde que o artista patentei
exuberantemente o seu arrojo.
As honras da tourada couberam a um estreiante, o
espada Manoel Nieto, El gordito, que
enthusiasmou os espectadores a ponto de ganhar, á falta de flores, tantos
charutos que póde, se quizer, abrir uma charutaria. Tinha agora a sua graça que
El gordito não fumasse!
Elle afigura-se realmente um magnifico artista,
notavel pelo sangue-frio e pela destreza. Falta-lhe, porém, a condição que
julgo indispensavel n'um toureiro: a plastica. É baixinho e gordo como indica a
alcunha que lhe puzeram. Admitto que um homem gordo se entregue a todos os
misteres, inclusive este de escrever Palestras,
mas não admitto que passe um boi á capa sem se sujeitar antes disso ao regimen
do Anti-corpulent wine.
El Chispa, que é um excellente capinha, é magro; mas
ora ahi está! — de que lhe serve ser magro se tem uma cara de desmamar
crianças?
Nos jogos athleticos a belleza das fórmas é um
attributo que não se dispensa. Por isso tanto me agrada Alfredo Tinoco, e eu
estou ancioso por tornar a vel-o montado, vestido a marialva, empoado,
levantando o chapéo de tres bicos n'um gesto digno de um fidalgo da côrte de D.
João V.
A.A.
In O PAIZ, Rio de Janeiro - 14 de Junho de 1897