5 DE AGOSTO DE 1900 – BELÉM, PARÁ: UMA TOURADA QUE PROMETE (na imprensa brasileira)

 


Colyseu Paraense

(EM BAPTISTA CAMPOS)

TERCEIRA CORRIDA DA PRESENTE EPOCHA

Domingo, 5 de agosto de 1900

A'S 4 HORAS DA TARDE 

Soberba e magnifica corrida de 7 bravissimos toiros puros, sendo 4 portuguezes, da acreditada ganaderia do exm. sr. commendador Estevão de Oliveira e 2 nacionaes da abastada fazenda da exma. sra. dona Leopoldina Lobato de Miranda. Dos 4 portuguezes 3 serão lidados a cavallo pelos dois distinctos cavalleiros José Bento de Araujo e Adelino de Almeida Raposo, e 1 será lidado a sós pelo matador Manoel Colino (el Gordito) para dar provas do seu trabalho ao respeitavel publico.

Tomam parte n'esta soberba corrida dois cavalleiros, José Bento de Araujo e Adelino de Almeida Raposo, dois matadores, Joaquim Perez (EL PECHUGA) e Manoel Colino (EL GORDITO). Tambem toma parte na corrida o estimado bandarilheiro portuguez FRANCISCO XAVIER e como praticante toma parte o bem conhecido d'este publico Rufino de Oliveira. Um valente grupo de moços de forcado, tendo por cabo o applaudido e estimado d'este publico José Cabeça, que, a pedido da empreza, toma parte nas corridas. Por especial fineza será intelligente da corrida um distincto amador.

DETALHE DA CORRIDA

PRIMEIRA PARTE – 1º toiro (portuguez), farpeado por Adelino Raposo; 2º toiro (nacional), bandarilhado a sós por Pechuga; 3º toiro (nacional), bandarilhado por Xavier; 4º toiro (portuguez) bandarilhado por Gordito.

Intervallo de 20 minutos

SEGUNDA PARTE – 5º toiro (portuguez), farpeado por José Bento (de Araújo); 6º toiro (nacional), baandarilhado por Pechuga e Xavier; 7º toiro (portuguez), farpeado por Adelino Raposo.

Abrilhantará este soberbo espectaculo a magnifica banda de musica do 2º corpo policial, que tocará as melhores peças do seu repertorio no intervallo tocará o bello maxixe para alegrar o publico.

AVISO AO PUBLICO

A empreza não se compromette a dar mais do que os toiros annunciados. Se depois de começada a corrida esta tiver de suspender-se, no caso de força maior, a empreza não é obrigada a devolver a importancia dos bilhetes. As senhas dos camarotes só dão ingresso para os mesmos. Aos srs. espectadores só assiste o direito de pedir senha de sahida para o exterior da praça, no intervallo da 1ª a 2ª parte da corrida.

As portas da praça abrem-se ás 2 horas da tarde.

Se por motivo de chuva ou caso de força maior a corrida tiver de ser transferida, antes de começada, os bilhetes serão validos para a primeira que se annunciar.

Haverá uma porta especial para a entrada dos camarotes. Este espectaculo poderá ser alterado por motivo de força maior.

PREÇOS – Camarotes de sombra com 6 entradas, 40$; camarotes de sol com 6 entradas, 30$; archibanda sombra, 6$; archibanda sol, 3$.

Desde já se acham bilhetes á venda no Very-Well, á travessa Campos Salles, n. 11, até ás 2 horas da tarde do dia da corrida, e, d'essa hora em deante, nas bilheterias da praça.

A LOS TOROS !                                                                                                     A LOS TOROS !

In O PARÁ, Belém –  4 de Agosto de 1900