8 DE DEZEMBRO DE 1907 - RIO DE JANEIRO: SOL, MOSCAS E UMA TOUREIRA ESPANHOLA PARTICULARMENTE BONITA...

 

Biblioteca nacional do Brasil

Tauromachia

          A corrida de domingo, no Campo de Marte, esteve animada. Vimos cheias quasi todas as dependencias do redondel.           

          Havia além disso sol e moscas, o que é condição escencial (essencial!) para aquelle genero de divertimento.

           Tratava-se da estréa da Josepha Mola, La Pepita, (Josefa Mola, Pepita) precedida de fama.

            É uma artista regular. Lidou o 6.º touro, fazendo alguns passes de capote, cravando quatro pares de bandarilhas e executando uma faena regular com a muleta.

            É jovem e sympathica. Foi calorosamente applaudida.

            Os outros cornupetos foram lidados por Zé Bento, (José Bento de Araujo) Morgado de Covas, Maera, Manoel dos Santos, Ribeiro Thomé, Alfredo dos Santos, João de Oliveira e Minuto que trabalharam a contento, sendo notada a coragem do Moargado de Covas e os bellos movimentos do seu excellente cavallo.

            A tourada agradou. Eis o que podemos dizer no resumo a que somos obrigados pela falta de espaço.

FRASCUELO


In O SECULO, Rio de Janeiro - 10 de Dezembro de 1907


NOTA

Mais informação sobre as "señoritas toreras" de Espanha aqui:

Artigo do “Archivero Municipal” Santiago Izquiero, intitulado “Las señoritas toreras”, que foi publicado na secção “Rincón de la historia”, página 19 desta edição da “Revista Informativa y de servicios de San Sebastián de los Reyes”, Espanha:

https://www.ssreyes.org/documents/1678104/1979583/110821087_13102010102216.pdf/5ea611d9-dbd1-957d-870c-5ca9f6080b0b

ou:

https://tauromagias.blogspot.com/2013/07/mujeres-toreras.html