![]() |
Biblioteca nacional do Brasil |
Tauromachia
Foi, como previamos, um successo memoravel a corrida inaugural da nova praça das Laranjeiras.
Cerca de seis mil pessoas encheram-n'a litteralmente, e seguramente mil voltaram da porta por falta de logares.
E aquella enorme multidão que se agglomerava no elegante edificio assistiu a uma tourada como bem poucas se têm realizado nesta capital.
Foram lidados seis touros portuguezes, cinco delles verdadeiramente bravios e que proporcionaram aos artistas sortes magnificas e ruidosamente applaudidas.
O primeiro foi destinado ao intrepido cavalleiro Alfredo Tinoco e deu sortes muito boas.
O Calabaça e Morenito lidaram o segundo touro, enfeitando-o a valer. Passado á capa por El Gordito com grande percicia, que mereceu francos applausos dos afficionados, foi a féra pegada de cara pelo Jacaré, que se portou como um heróe.
A José Bento (de Araújo) coube o terceiro touro, que se mostrou muito cordeiro, dando occasião a que o applaudido e habilissimo cavalleiro apenas lhe applicasse tres ferros.
O quarto foi lidado a sós por El Gordito, que arrancou applausos irreprimiveis da multidão com o seu bello trabalho.
Pontes, Cruz e Manoel Biade trabalharam o quinto touro, ou antes trabalharam-n'o sómente os dois primeiros artistas, que se portaram com a costumada correcção. O outro, o Sr. Biade, que fazia a sua estréa, uma estréa verdadeiramente infeliz. O publico, sempre impiedoso, vaiou-o obrigando o intelligente a mandar recolher a féra, que causava um teror invencivel ao estréante.
A corrida teve a chave de ouro. O ultimo touro, destinado a José Bento (de Araújo) e Alfredo Tinoco, mostrou-se verdadeiramente feroz e deu occasião a que os dois notaveis artistas puzessem em contribuição todos os seus prodigiosos recursos.
Tambem não se descreve a ovação que receberam.
In O PAIZ, Rio de Janeiro - 29 de Novembro de 1897