3 DE JUNHO DE 1894 - LISBOA: UMA TOURADA SEM COR...



Biblioteca nacional de Portugal

HIGH-LIFE

Suas Magestades e Alteza assistiram hontem á tourada na praça do Campo Pequeno, acompanhadas dos seus dignitarios.

Sua Magestade a Rainha vestia uma linda toilette amarella guarnecida de preto.



A tourada no Campo Pequeno

Realisou-se hontem a 9.ª corrida da epoca na praça do Campo Pequeno, tomando parte os seguintes artistas:

Enrique Vargas (El-Minuto), Francisco Bonal (Bonarillo), e cavalleiros José Bento (de Araújo), Fernando de Oliveira e Adelino Raposo. Bandarilheiros: Calabaça, Raphael Peixinho, Sancho, Minuto, Gonçalves e Cadete e os bandarilheiros hespanhoes Antonio Zavaz e Fernando Lobo (Lobito).

Os touros pertenciam ao sr. Visconde da Varzea, e apenas o 1.º para o cavalleiro José Bento de Araujo, que o enfeitou com uma brilhante sorte á sahida da gaiola, mais 5 farpas em differentes sortes e um bello par de ferros curtos.

José Bento (de Araújo) foi muito applaudido e recebeu muitos charutos. Muito merecido. - um valente toureiro e um bello rapaz.


O 4.º touro, que tambem foi dos soffriveis, coube aos bandarilheiros Theodoro Gonçalves e Cadete, que o bandarilharam muito bem, sendo muito applaudidos.

O outro touro rasoavel para a lide foi o 5.º, farpeado por Fernando de Oliveira, que o enfeitou com 4 farpas em sortes arriscadas e um ferro curto que lhe valeu uma ovação.

Fernando de Oliveira podia fazer brilhar mais o seu trabalho se estivesse melhor montado.

O 7.º touro coube ao cavalleiro Adelino Raposo.

Era mau para a lide; comtudo, com muito trabalho, Adelino Raposo enfeitou-o com 6 farpas em differentes sortes e dois ferros curtos, sendo muito applaudido. Recebeu bastantes "bouquets".

Os dois espadas e o matador de novilhos pouco ou nada poderam fazer com semelhantes rezes. O seu trabalho foi pouco luzido, tanto com bandarilhas como com a "muleta".

Calabaça e Raphael metteram no 2.º touro alguns pares de merecimento; outro tanto aconteceu a Minuto no 3º touro.

Os moços de forcado fizeram boas pegas de cara e uma de "cernelha".

A corrida foi das peores d'esta epoca, e o publico não sahiu satisfeito.

Enchente nos sectores, um pouco fraca nos camarotes.

A direcção regular.

Pedimos a quem competir que evite aquellas manifestações em volta da praça, depois do trabalho de qualquer artista. Só servem para enfastiar a maior parte do publico e cançar os artistas na apanha de chapeus.

Durante a corrida deram-se algumas peripecias, ás quaes não nos referimos por falta de espaço.

In DIARIO ILLUSTRADO, Lisboa - 4 de Junho de 1894