GRANDE TOURADA
FESTIVAL EM BENEFICIO
É amanhã que no "redondel" do campo de Marte se realiza a grande tourada extraordinaria promovida pelo "Jornal do Brasil", com o auxilio dos sr. Joaquim Mendes e José Bento de Araujo em beneficio das familias das victimas do Aquidaban.
O que de bellezas, de encantos, de attractivos emocionantes essa corrida reserva aos "aficionados" difficil se torna descrevel-o.
O gado a ser lidado é magnifico; são oito "bichos", entre elles o terrivel "Capirote". Tomam parte os cavalleiros Simões Serra, José Bento de Araujo, Morgado de Covas e Victor Marques e toda a esplendida "cuadrilla" que naquelle "redondel" tem trabalhado, com geraes applausos, durante toda a temporada que ora finda.
Além do mais, a festa é em beneficio; o que ella render servirá para lenir as necessidades de tantas familias reduzidas á miseria com a catastrophe de Jacuecanga (VER NOTA); os corações bemfazejos de quantos habitam esta grande cidade não ficarão por certo insensiveis a mais este appello em prol de necessitados e, estamos certos, a vasta praça do Campo de Marte será pequena amanhã para conter todos os que, além de divertir-se, deixarão alli o seu obulo em favor das familias das victimas do Aquidaban.
NOTA DE RUI ARAÚJO
Rio de Janeiro. 22 de Janeiro de 1906. Na enseada de
Jacuecanga, perto de Angra dos Reis, explode o paiol do couraçado
"Aquidabã", afundando-se o navio em três minutos.
Morrem os contra-almirantes Brazil e Calheiros Rocha mais 192 homens.
O navio tinha sido construído em 1882 (Londres).
Na cidade do Porto, por exemplo, foram promovidos espectáculos cujo
produto reverteu a favor das famílias dos marinheiros brasileiros.
FONTE: imprensa diária e semanal portuguesa da época.
In JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro - 31 de Março de 1906