22 DE JULHO DE 1894 - LISBOA: FESTA ARTÍSTICA DO CAVALEIRO ALFREDO TINOCO COM JOSÉ BENTO DE ARAÚJO




CHRONICA DAS TOURADAS

Campo Pequeno

17.ª corrida da epocha — Espada: J. Navarro (Quinito) — Touros do sr. Palha Blanco

Acabada a a serie de touradas que a empreza da praça do Campo Pequeno se propoz realisar, seguem-se as corridas promovidas pelos artistas, corridas que principiaram no domingo com o beneficio do festejado cavalleiro Alfredo Tinoco, artista estimadissimo de todo o publico.

A lide annunciada tinha na verdade elementos para agradar, pois que n'ella figurava todo o toureio a cavallo, um bom turno de bandarilheiros, o espada Quinito e touros do sr. José Palha Blanco. E se não foi uma tourada de primeira ordem, no entanto o publico saiu plenamente satisfeito, correndo a lide por vezes com grande animação.

Biblioteca nacional de Portugal

Houve, apezar d'isso uma nota discordante: o tempo apresentou-se com um aspecto sombrio e carrancudo. Pela volta das 6 horas o ceu escureceu de repente, cobrindo-se de espessas nuvens. Dir-se-ia que ia desabar uma tremenda batega d'agua. Mas as nuvens ameaçadoras passaram, deitando apenas uns borrifos, para refrescar os espectadores e principalmente alguns do sector 3, que por vezes, ao que parece, sentiram calor de mais, tendo um policia que intervir, mandando sahir um que mais enthusiasmo se mostrava, e que já tinha dado logar umas poucas de vezes a discussões acaloradas.

CAVALLEIROS

José Bento (de Araújo) no 1.º touro, que a principio se acobardava, trabalhou bem, embora a sua lide não tivesse grande brilho, em parte devido á rez não ter grandes condições. Collocou 3 ferros á meia volta, sendo dois muito bons, e 1 á tira superiormente rematado, fechando com dois pares de bandarilhas, um á garupa bom e outro á meia volta.

No 11.º com Tinoco, trabalhou muito bem pondo ferros perfeitamente rematados. A lide d'este touro passou desapercebida em consequencia da chuva que principiou a cair em abundancia. José Bento de Araújo) foi applaudido.

Fernando de Oliveira trabalhou notavelmente no 3.º touro, esperando, citando e rematando todas as sortes de fórma que honra sobremaneira o distincto artista. Na 1.ª sorte, citando e esperando com o cavallo parado, rematou um ferro á estribeira de uma maneira admiravel. Continuou depois a lide mettendo 1 ferro á meia volta, 3 á tira e 1 á garupa, fechando-a com um par de bandarilhas citado de cara e rematado á garupa. Consentindo muito os touros teve a sua lide uma brilhantismo extraordinario. Foi chamado e muito applaudido. No 9.º com Manuel Casimiro, um touro de lide difficilima, porque obrigava o cavalleiro a chegar-se e só arrancava pela certa, tornou-se notavel pela valentia com que toureou, mettendo um ferro á garupa, esperando, e 1 á estribeira. Foi applaudido.

Manuel Casimiro, no 5.º touro trabalhou bem, pondo 4 ferros á meia volta, sendo dois bons, e fechou a lide com 2 pares de bandarilhas em sorte egual muito bem postos. No 9.º com Fernando, n'uma rez cuja qualidade já descrevemos, tambem metteu 2 ferros á garupa, sendo na ultima sorte o cavallo apanhado, visto o cavalleiro ter citado muito curto, para que o touro arrancasse. Com um animal n'estas condições não ha toureio possivel sem risco, e só se pode executar com grande força de vontade e muita valentia. Manuel Casimiro foi muito applaudido.

Alfredo Tinoco, no 6.º touro, trabalhou correctamente e com a arte que possue, pondo 2 ferros á meia volta, 1 á garupa e depois pegando em bandarilhas, collocou com grande luzimento e consentindo o touro, 2 pares á garupa, 1 á meia volta e 1 á tira. No 11.º com José Bento (de Araújo), pondo bons ferros, mas a lide, como acima dissemos, passou desapercebida. Tinoco foi applaudido na lide dos dois touros.

ESPADA

Quinito agradou e ddá esperanças. Não é um toureiro feito, mas tem muito merecimento. Falta-lhe ainda aprender muito, o que com tempo conseguirá se continuar d'aquella fórma. Principia a trastear de muleta bem, mas no final atrapalha-se um pouco, e isto deve-o apenas á grande indecisão que d'elle se apodera. Com o tempo é provavel que perca esse defeito e então tornar-se-ha um artista completo. Com a muleta teve um passe de peito magnifico, parando e cingindo-se, e uns redondos rasoaveis. N'uma das sortes tentou receber, sendo quasi apanhado e saindo por los piés. Teve uma estocada n'outro touro muito boa. Com capote o seu trabalho foi por vezes magnifico, parando muito e n'uns passes galleando de costados andou acertadamente. Com as bandarilhas teve um bom par á gaiola e depois pedindo a cadeira poz um par a quiebro bom, mas, precipitou-se depois um pouco, o que lhe deu em resultado não rematar bem outros dois cambios que citou. Poz em seguida outro par a cambio muito bem. Esteve muito trabalhador e com grande vontade de agradar, o que conseguiu. O publico applaudiu-o durante toda a lide.

BANDARILHEIROS

Distinguiu-se Cadete que bandarilhou o 8.º touro magistralmente pondo ferros a cuarteo magnificos, rematando com um sesgo primoroso. O publico applaudiu-o e com justiça. Pescadero teve uma gaiola boa, Raphael, 1 par bom, Minuto e João Roberto infelizes e com maus touros. Pipo, de Quinito, teve 1 par muito bom e nada mais.

Torres Branco bandarilhou o ultimo touro, que lhe foi cedido por Calabaça, fazendo uma sorte de gaiola magnifica e pondo depois 1 par tambem muito bom.

O publico applaudiu-o.

Porque será que Torres Branco não figura no detalhe da corrida, um principiante com tão grande vocação como tem mostrado n'estas duas touradas.

TOUROS

Pertenciam ao acreditado ganadero sr. José Palha Blanco. Deseguaes, notando-se falta de esmero no tratamento, mas teve touros bravos, especialmente o 6.º que saiu um boyante. Um ou outro mau, mas o curro no geral cumpriu, pelo que deve estar satisfeito o illustre lavrador.

FORCADOS

Estiveram muito unidos e fizeram boas pegas de cara, áparte alguns leves trambulhões.

DIRECÇÃO

A cargo do Botas, acertada.

Em resumo : O publico satisfeito.

Á corrida assistiram Suas Magestades El-Rei e a Rainha D. Amelia.

Alfredo Tinoco foi chamado e muito applaudido, recebendo grande quantidade de brindes.

D. JOSÉ TENORIO


In A TOURADA, 29 de Julho de 1894