5 DE JUNHO DE 1898 - RIO DE JANEIRO: UMA TOURADA ATRIBULADA (na imprensa brasileira)

 

Biblioteca nacional do Brasil


Tauromachia

A TOURADA DE HONTEM

Apezar dos numerosissimos divertimentos que hontem, excepcionalmente, attrahiam a população a varios pontos da cidade, a praça de touros quasi se encheu; e quem lá foi não deu seu tempo nem o seu dinheiro por mal empregados.

A tourada foi boa; e o reapparecimento de Pai Paulino deu-lhe uma nota vigorosa, despertando vivissimos applausos, mesmo nos sectores em que a mansidão, a fleugma torna raras as expansões.

José Bento (de Araújo), o intemerato cavalleiro, foi mal succedido com o primeiro touro que não arrancava sobre o corcel; mas no ultimo houve-se galhardamente com uma féra de muito pé e muito tino, que recebeu alguns ferros bons, e, sobretudo, um á estribeira admiravel.

Calabaça, emfim, acertou uma sorte de gaiola, apezar de ensarilhar bastante o touro 2º que lhe coube e ao Rochinha, Ezedquiel passou-o á capa; e os forcados, que pelo 1º touro haviam-se deixado desfeitear, procuraram resgatar os seus creditos, mas ainda fizeram uma pega de quasi nenhum brilho.

Pega magistral fez o Pai Paulino no 3º touro. Depois de lidada esta féra por elle, Pai Antonio e Nha chica, o preto velho, imperterrito armazem de marradas, offereceu a espadua ao bicho e caiu-lhe de costas entre as hastes, produzindo effeito extraordinario a firmeza com que realizou a sorte. Palmas geraes troaram no amphytheatro; a musica ininterruptamente vibrava um maxixe, e a capa aberta circulou a arena pedindo nickeis para os valentes que têm menos medo dos touros que marram muito do que dos homens que falam pouco.

Depois de um intervalo, saiu o 4º touro para o espada Ezequiel Rodrigues. Pareceu-nos um touro puro, e pareceu-nos tambem que não foi bem aproveitado nas bandarilhas. Com o capote, Ezequiel fez alguns passes mais garbosos.

O 5º touro foi para Cruz e Morenito. Este, recem-chegado do Rio Grande do Sul por onde andou com Alfredo Tinoco, mostrou-se muito destro e guapo, mettendo alguns ferros com distincção. Cruz foi naturalmente bem menos feliz: a féra arroncava com muito sentido, e não se prestava a manejos pouco ageis; de uma feita atirou-o de encontro á trincheira, e Cruz que não é feito de ferro como o Pai Paulino, foi retirado em braços da arena... mas voltou para receber o balsamo das acclamações dos amigos.

Assim se passaram duas horas e meia de um divertimento que desafia o valor e a destreza dos proprios espectadores, quanto mais aos diestros e bandarilheiros em quem esses attributos figuram na primeira linha.

Ás 5 horas e 10 minutos a corrida findava entre musica e palmas.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 6 de Junho de 1898