15 DE JULHO DE 1894 - LISBOA: COUSAS DE PORTUGAL (em português na imprensa espanhola)


Biblioteca nacional de España

COUSAS DO PAIZ VISINHO

TOURADA NA PRAÇA DO CAMPO PEQUENO

No habindo recolhido ó famouso escrito de nosso encarregado das lides em Lisboa (¡infeliz courreio!), á nosso bon collega Sol é Sombra colhemos á sua reseña, que fala da seguinte maneira da tourada en conjuncto:

Eram 5 horas precisas quando compareceu no camarote o sr. capitao Dias; o Manuel Botas mandou tocar o cornetim, e deu entrada na arena a azemola ladeada pelos moços de forcado.

Até que emfim! abandonáram o ar triste e grave e com um tom mais alegre foi iniciado o espectaculo. perdao, antes d'isto houve no sector 2 uma scena de pugilato, o que nos indicou que ainda hay sangre...

O conjuncto do cortejo era bello. Ao centro da linha, José Bento (de Araújo) de verde pavao e ouro, Fernando de preto e ouro, e aos lados Fuentes de castanho e ouro, e Bombita de vermelho e ouro, ladeados dos seus e nossos bandarilheiros.

Notámos que nas cortezias apenas figurou um cavallo de cada cavalleiro, quando deviam figurar dois pelo menos, e... adelante com o regulamento!

Touros. - Nao foi dos peores o curro hontem apresentado pelo sr. Emilio Infante da Camara, estavam desiguaes em corpolencia o que nao admira attendendo a que eram de differentes edades, em quanto á condiçoes para a lide mencionaremos como bravos e nobres o 1.º e o 2.º; cumpriram bem o 3.º e 5.º; o 8.º cumpriu regularmente em bandarilhas mas chegou huido á muleta e os outros denotaram uns conhecerem demasiadamente o terreno que pisavam, e outros se eram puros, accusaram má intençao; o 7.º, 9.º e 10.º touros nao devem figurar em praça alguma porque nao se podem tourear, e bem andará o sr. Emilio Infante se perder o habito de mandar touros com quatro e cinco corridas, que nunca poderao satisfazer mas sim proporcionar alguma colhida seria.

A proposito de conducçao: os touros que cumpriram vieram acaso a pé, e os restantes em gaiolas? - Ou cumpriram uns, porque eram bravos, e falharam outros, porque eram inferiores?

Cavalleiros. - Jose Bento (de Araújo) toureou muito bem o 1.º touro, teve sortes magnificas pelo que o publico bem claramente lhe manifestou o seu agrado; o 7.º aproveitou-o muito bem, o animal era dificil de tourear porque conhecia o terreno e tapava-se; só nao gostámos que collocasse bandarilhas n'um animal que estava proporcionando tao má lide.

Fernando de Oliveira no 5.º touro teve um trabalho magistral, mostrou-se corajoso na fórma como procurou a rez, que tinha muito pé e muita vontade ao cavallo, e nao podia ser mais correcto na fórma como mediu os terrenos. O publico nao fez senao justiça em o applaudir calorosamente. Da lide que executou no 10.º touro nao gostámos, pensámos por vezes que era um novato que estava toureando e nao um cavalleiro que conhece e costuma respeitar os preceitos da arte; pois será possivel que nao visse que o touro cortava terreno, muitas vezes evitava o castigo e que arrancaba con muitas pernas? Pois nao saberá o sr. Fernando que touros n'estas circumstancias nao se touream senao á meia volta? Que o artista quando lida um tonante nao deve senao procurar deffender-se e nunca tourear porque isso e impossivel? Acreditamos que nao seria ignorancia mas foi certamente uma indesculpavel precipitação.

Gostamos muito de ver citar de cara e á tira mas sómente quando os touros requerem essa lide; e o que hontem sahiu em 10.º logar nao estava n'estas condiçoes. Desejaremos muito que para o futuro nao tenhamos que o censurar por factos identicos.

Espadas. - Fuentes e Bombita estiveram valentes, o vento porém difficultou lhes bastante o manejo de capote e da muleta; além d'isso os touros chegavam á muleta, defendendo-se e buscando el bulto, e assim nao puderam luzir e arrancar as palmas que n'outras corridas o publico lhe tem dispensado.

Bandarilheiros. - Sobresahiu Blanquito que esteve superior, Valencia e Minuto que teve uma superior sorte de gaiola no primeiro touro. Jorge e Theodoro muito bem.

Forcados. - Com felicidade em algumas pégas, porém faltos de ordem n'outras.

Direcçao. - Para que serve virem nos programmas indicados os artistas que devem sahir com capotes?

Despresando essa disposiçao vimos hontem na arena um sem numero d'elles difficultando a lide. Ai Botas que direcçao! pareces Botas de cordovao!

In EL ENANO, Madrid - 15 de Julho de 1894