19 DE SETEMBRO DE 1897 - RIO DE JANEIRO: TOURADA COM SORTEIO DE BONITO CAVALO

 

Biblioteca nacional do Brasil


Touradas

Com bem regular concorrencia realizou-se hontem a annunciada festa tauromachica, assignalada pela agradavel sorpreza préviamente conhecida, da rifa de um bonito cavalo.

Á hora marcada pelo programma, dado o signal e feitas as cortezias do estylo, ao som da fanfarra do 1º regimento de cavallaria, veiu á arena o 1º touro que foi brilhantemente lidado pelo eximio cavalleiro Alfredo Tinoco, o qual, com a habitual pericia o enfeitou galhardamente, merecendo os mais delirantes applausos.

O 2º, por Calabaça e Pontes, foi trabalhado com verdadeira arte, realizando-se com admiravel exito a sorte da vara, que muito electrisou os afficionados. Foi pegado á unha este touro, que se prestou admiravelmente ás sortes.

O 3º, por Chispa e Morenito, não estava para a coisa; negava-se constantemente ao invite, de modo que só com difficuldade conseguiu Chispa applicar-lhe alguns ferros, que foram applaudidos. Morenito estava n'um de seus máos dias.

Pai Paulino e sua troupe fizeram as delicias do povo com o 4º touro, por entre cujas aspas, com a habitual calma, se escapava o applaudido toureiro, logrando-o.

O doente melhorou tão rapidamente, que se agarrou ao touro com unhas e dentes, realizando uma péga magnifica.

Procedeu-se em seguida ao sorteio do cavallo, que saiu ao n. 3124, a cujo possuidor, um homem timido e modesto, fez o povo estrondosa manifestação de assobio, não sabemos porque.

O indedectivel bando precatorio fez boa collecta.

Veiu em seguida o 5º touro, para Gordito e Calabaça; Gordito estava realmente calpora. Anda de máo sangue o rapaz, levou um desagradavel boléo, escoriando um pouco a fronte.

José Bento (de Araújo) fechou a tourada com o ultimo bicho, de modo cabal e completo, arrancando delirantes applausos com o par de curtos final.

Dirigiu a corrida o actor Mattos.

In O PAIZ, Rio de Janeiro - 20 de Setembro de 1897